Comitiva da Região esteve em audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, buscando trazer a Lajeado o treinamento de 60 dos 270 novos brigadianos que o Estado pretende formar ainda este ano. Simultaneamente também foi reiterado ao secretário pedido feito na semana anterior ao chefe geral de polícia do estado, para reforçar substancialmente o contingente de policiais civis efetivos nas delegacias da região.
Segundo o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Ardêmio Heineck, o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari (CRPO – VT), da Brigada Militar, Coronel Scussel, assegura que o Comando Regional está preparado para treinar os novos brigadianos. “Fazendo aqui o treinamento teremos mais alunos oriundos da região ou das proximidades. Estes tendem a permanecer por aqui, criando condições a repor as vagas abertas pelos pedidos de transferência dos de fora”.
Já o presidente da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), Ito Lanius, que apresentou o pedido referente à Polícia Civil, falou ao Secretário da harmonia existente entre aquela corporação, a população e a Brigada Militar. “Sempre tivemos toda a atenção dos que cuidam da nossa segurança e saímos com a convicção de que também desta vez seremos atendidos” afirma Lanius.
Um terceiro assunto abordado, trazido pelo secretário da Indústria e Comércio de Lajeado, Carlos Alberto Martini, foi o da retomada do estudo quanto à melhoria do sistema prisional regional, voltando à discussão a possibilidade de um presídio regional novo, ou outras formas de aliviar a superpopulação dos presídios existentes.
O secretário Michels teve a melhor das receptividades aos pedidos apresentados, mostrando perfeito entendimento da realidade do Vale do Taquari e do estado. O processo deve transitar com rapidez na Secretaria, numa análise prévia, podendo haver, nos primeiros dias, uma sinalização quanto ao treinamento de novos soldados da Brigada em Lajeado.
A comitiva regional contou com a representatividade que a importância dos assuntos requer. Além dos já citados, esteve também integrada pelo prefeito Sidnei Eckert, representando a Associacao Municipal Vale Taquari Amvat (Amvat); Áureo Scherer, representando o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat); Moacir Lanzini (presidência da Assembleia Legislativa) e Inácio Civil (Casa Civil do Governo do Estado).
Fonte: Assessoria de Imprensa
