A Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado realizou reunião com os coordenadores, líderes e vice-líderes do projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania. O objetivo do encontro foi acertar detalhes e sugestões sobre o Fórum Regional das Tribos, que acontece em 07 de novembro, em Teutônia.
A coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, aproveitou a oportunidade para distribuir o material a ser utilizado durante a ação pelas tribos. Foram entregues nove bússolas, três para cada tribo, além de três faixas de divulgação, sendo uma para cada tribo.
Outro ponto destacado na reunião foi a possibilidade de se criar uma ação conjunta das tribos do Vale do Taquari. O intuito será ampliar, através dessa ação, a divulgação das atividades desenvolvidas pelos tribeiros para que, futuramente, novas tribos possam participar do projeto.
Sobre as Tribos
O projeto Tribos é o maior movimento de voluntariado jovem do país, organizado pela ONG Parceiros Voluntários. Criada em 2003, a ação Tribos nas Trilhas da Cidadania tem por objetivo estimular e desenvolver a cultura do voluntariado organizado entre os jovens, utilizando os conceitos de Tribos (pertencimento), Trilhas (movimento) e Cidadania (responsabilidade social individual).
Como funciona
As escolas são inscritas como Tribos e escolhem uma das Trilhas de atuação – Meio Ambiente, Cultura ou Educação para a Paz. A partir daí, os estudantes começam a desenvolver ações voluntárias nas suas comunidades. As atividades são encerradas com os Fóruns Regionais Tribais, que reúnem as experiências e resultados das ações de escolas de todas as regiões do Estado.
Reunião de conscientização
Em 12 de julho, 33 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) tiveram reunião de conscientização sobre a ONG Parceiros Voluntários, no qual observaram como acontece o cadastro e a participação dos voluntários na ONG, tanto no caso de Voluntario Pessoa Física (VPF), Voluntario Pessoa Jurídica (VPJ) e do Programa Jovens Voluntários (PJV). A apresentação foi realizada pela coordenadora da UPV Lajeado.
A seguir, os alunos foram deslocados para organização Obra São Cristovão – Projeto Criança, Alegria e Esperança – no bairro Santo André. A visita foi orientada pela secretaria da entidade, Virginia Luft Fernandes. O encontro foi fruto de interesse dos alunos em conhecer uma Organização da Sociedade Civil (OSC), para analisarem o seu funcionamento e a maneira como ocorre a participação de voluntários encaminhados pela UPV Lajeado.
Fonte: Assessoria de Imprensa

