As unidades da Parceiros Voluntários (UPV’s) de Lajeado, Encantado, Santa Cruz e Teutônia promovem no dia 09 de novembro o Fórum Tribal Regional. O evento ocorre a partir das 13h30min no Colégio Cenecista João Batista de Mello, rua Germano Berner, 272, Florestal, Lajeado.
Constam na programação o lançamento da Cartilha Ambiental Viva o Taquari Vivo e palestra com a bióloga Cátia Viviane Gonçalves, além de apresentação dos projetos das Tribos nas Trilhas da Cidadania das escolas municipais estaduais e particulares de educação infantil, fundamental e médio das cidades de Cruzeiro do Sul, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Encruzilhada do Sul e São Sepé. O grupo de teatro do colégio Cenecista João Batista de Mello encenará a peça teatral “A Família Sujo”, com ênfase para necessidade dos cuidados com a saúde e com o meio ambiente e a forma como isso pode contribuir com o bom desenvolvimento de todos.
Durante o fórum, a 4ª Mostra “Espelhos – Como o Rio Taquari nos Vê”, idealizada pela UPV Lajeado e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), estará em exposição no ginásio do Colégio Mellinho, até o dia 11 de novembro.
O Fórum Tribal acontece anualmente e busca fortalecer alunos, educadores e escolas inseridos na ação, além de evidenciar a força mobilizadora da união, e desenvolver a auto-estima, autonomia, solidariedade, liderança e empreendedorismo.
O Fórum Tribal regional tem o patrocínio da Sorvebom.
Cartilha Ambiental
A primeira edição da cartilha ambiental é uma ação conjunta da Acil, UPV Lajeado e do Rotary Club de Lajeado Engenho, instituição que patrocinou a edição inicial de 3.250 exemplares.. A produção dos textos foi da jornalista e professora da Univates Jane Mazzarino, com apoio técnico da bióloga e mestre em Ecologia Cátia Viviane Gonçalves.
A cartilha contém informações históricas, geográficas e sociais do rio e de sua trajetória de 520 quilômetros. Conta ainda que o projeto Viva o Taquari Vivo foi criado para “construir uma nova relação de nossa sociedade com o rio Taquari e seus afluentes e fundamenta-se na cidadania de pessoas que coletam o lixo do rio, divulgam os resultados e provocam a reflexão para o início de uma consciência ‘preservacionista’ na região”.
Programação do Fórum:
13h 30min: Recepção
13h 40min: Abertura
14h: Lançamento da Cartilha Ambiental Viva o Taquari Vivo.
14h15min: Palestra com a bióloga Cátia Viviane Gonçalves
14h 45min: Apresentação dos projetos das Trilhas
16h 30min: Teatro “A Família Sujo”
Integração e lanche
17h00min: Encerramento
Como funcionam as Tribos?
A ação “Tribos nas Trilhas da Cidadania” foi criada em 2003 pela ONG Parceiros Voluntários, atendendo a reivindicação dos jovens, que queriam mais do que oficinas e palestras e, sim, “pôr a mão na massa” e fazer acontecer, recorreu aos conceitos de “tribos” – pertencimento – “trilhas” – movimento – e “cidadania” – responsabilidade social individual -, para oportunizar o exercício da cidadania em suas escolas e comunidades.
Cada escola, ou um grupo delas, forma uma tribo e escolhe uma trilha. A partir daí, essa tribo identifica as necessidades de sua comunidade e propõe ações que contribuam para sua melhoria. As tribos são representadas por um aluno líder e um professor-orientador.
Ao longo do processo, as tribos organizam um conselho tribal, formado por representantes da comunidade, familiares e lideranças da tribo, para acompanhar, auxiliar e contribuir na operacionalização das ações propostas, e um Fórum Tribal Municipal. Na última fase, as tribos se reúnem em um grande Fórum Tribal Regional para avaliar e compartilhar experiências e consolidar conceitos que envolvem o trabalho voluntário organizado. No final das atividades, os tribeiros produzem um diário tribal para contar tudo o que fizeram e os resultados obtidos.
Fonte: Assessoria de Imprensa