Notícias

Trezentos de Gideon recebe ação realizada pela Acil

22/12/2010
Releases

Em ação de cunho solidário, a exemplo de outras realizadas ao longo do ano, colaboradores da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) visitaram o Centro Social Trezentos de Gideon, no bairro Conservas, levando presentes e carinho às crianças residentes. Munidas de presentes, muitos sorrisos e desejos de feliz natal, as crianças, acompanhadas pelos funcionários da entidade, fizeram um passeio de Cedelinho, tradicional transporte turístico mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL), saindo do bairro Conservas, passeando pelo centro de Lajeado e retornando.
Em cartas encaminhadas para os funcionários da Acil, aos cuidados do bom velhinho, as crianças pediram coisas simples como roupas e, em alguns casos, brinquedos. Clima do passeio foi mesclado pela ansiedade, euforia e as expectativas dos pequenos. C. (os nomes das crianças serão identificados apenas pela primeira letra), 11 anos, comentou que não tinha total confiança de que teria seu pedido atendido. “Acho que não fui um bom garoto. Mas, em geral, me saí bem este ano!” reconheceu, entre risos e brincadeiras com o irmão F., 6 anos.
O grupo de vinte crianças, a bordo do Cedelinho, vibrava a cada nova música tocada e aos acenos da população. J., 9 anos, desejava “o melhor Natal de todos!” aos que lhe acompanhavam no passeio, antes de voltar a cantar com os colegas. Uma das crianças gerou risos e a admiração de todos ao pular de alegria ao ver seus presentes. “Agora, quando chegar em casa, vou jogar bola com minha camisa!” dizia com ambos presentes nas mãos o pequeno J., 7 anos.
A arte educadora da turma, Lisiane dos Santos, salientou a importância da visita para as crianças. ”Este tipo de atividade gera a eles um convívio, uma relação fora do cotidiano. Isso é bom para nós e para eles também, já que colocam em prática aquilo que ensinamos: educação, boas maneiras e o convívio social” pontuou a professora. A diretora Maria da Graça de Quadros desejou às crianças boas festas e palavras de incentivo. “Não permita que o Natal seja, apenas, a ilusão de uma noite, que o espírito de Natal desperte em você a emoção de viver”, expressou ela aos seus pupilos.

Segunda chance

Fundado em 15 de junho de 1969, o Centro Social Trezentos de Gideon é uma instituição que recebe crianças de zero a 18 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Lá, as crianças recebem assistência escolar, alimentação, residência e, o mais importante, afeto. Estudo realizado em setembro deste ano, pela Universidade Federal de São Paulo, indica que 67% das crianças que trabalham na rua sofrem algum tipo de transtorno emocional. Decorre daí a importância do acompanhamento realizado pelo Centro, que representa uma segunda chance para a maioria das crianças ali recebidas.
Na instituição, os alunos, desenvolvem diferentes atividades, como oficinas de artesanato, pintura, aulas de boas maneiras, além de preparação para o dia que tiverem que deixar o local.

Fonte: Assessoria de imprensa ACIL

Assine a newsletter
whatsapp