Notícias

Sétima edição, da ação com mais de 400 voluntários, recolheu cerca de duas toneladas de lixo

13/05/2013
Releases

Na manhã do último sábado (11.05), no Porto dos Bruder em Lajeado, e no Parque Municipal da Lagoa em Estrela, mais de 400 pessoas reuniram-se voluntariamente para a 7ª edição da ação Viva o Taquari Vivo.

O movimento, que iniciou às 7h30min, contou com a participação de empresas, escolas, poder público, clubes de serviço, grupo de escoteiros e comunidade em geral. Antes de começar os trabalhos, os voluntários receberam instruções de segurança e tiveram um momento de ginástica laboral.

Logo após, foram entregues equipamentos de proteção, segurança e embalagens para que pudesse ser iniciado o trabalho de recolhimento de resíduos dentro e nas margens do rio Taquari. Os materiais coletados variaram entre embalagens plásticas usadas, garrafas pet, ferro, madeira, papelão e isopor, entre outros. O que mais chamou a atenção dos participantes foram um vaso sanitário, sofá, pneus colchões e roupas encontradas. A metodologia de separação, classificação, pesagem e tabulação dos resíduos esteve a cargo da bióloga e mestre em ecologia Cátia Viviane Gonçalves, da Univates.

A ação foi uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) e Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado. Teve como patrocinadores a Companhia Riograndense de Água e Saneamento (Corsan), Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (VTRP) e Univates. Contou com o apoio das prefeituras municipais e secretarias do Meio Ambiente de Lajeado e Estrela, Univates e Plastrela Embalagens Flexíveis.

Os números da ação

Em Lajeado, foram recolhidos 1.295 quilos de lixo, sendo 388 de pneus. No município de Estrela, foram encontrados 655 quilos de resíduos nas margens do Taquari, totalizando 1.950 quilos. O total significou 2.362 quilos a menos em relação a 2012. De acordo com o vice-presidente de Responsabilidade-social da Acil, Gilberto Soares, a redução de voluntários deve-se à transferência da data do movimento, que havia sido marcada para o sábado anterior (04.05). Mas, em função da chuva, foi adiada para o dia 11 e, também, por ser um final de semana festivo, do Dia das Mães, levou muito dos voluntários a viajar. “Mesmo assim, as pessoas que vieram engajaram-se ao máximo” enfatizou Soares.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Assine a newsletter
whatsapp