Notícias

Seminário apresentou o Plano da Bacia Taquari-Antas

11/01/2012
Releases

“O comitê é um mecanismo de construção social e este evento uma forma de encharcar todas as nossas atividades com o tema dos recursos hídricos.” Com essas palavras, o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas – órgão descentralizado e participativo da gestão dos recursos hídricos do estado do Rio Grande do Sul, Daniel Schmitz, destacou a importância do seminário realizado na tarde de ontem (10.01) a mais de 50 pessoas. O debate apresentou um diagnóstico da situação da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, com os acordos sobre o uso da água, tratamento de efluentes e outros resíduos, temas importantes que exigem a atenção de empresários e da comunidade.

Inicialmente, Schmitz apresentou dados gerais sobre o funcionamento e a atuação do comitê da Bacia Taquari-Antas e destacou a importância fundamental dos recursos hídricos para o desenvolvimento social e econômico das regiões abrangidas. A seguir, discorreu sobre o Plano da Bacia Taquari-Antas, que consiste em um instrumento de planejamento do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, com abrangência territorial da totalidade da área da bacia. “O objetivo deste plano é acordar os usos da água – numa escala que vai de 1 a 4 – em termos de qualidade e quantidade, em um determinado horizonte de planejamento”, destaca.

O presidente informou ainda que em futuras audiências públicas serão acordadas as metas de qualidade da água, necessárias a estes usos, além de  definir as ações necessárias para esta realização. Também ressaltou a importância de reuniões como esta, para a sensibilização da sociedade, pois após as audiências públicas durante o corrente ano, a matéria deve servir de base para a modernização da legislação que trata dos recursos hídricos e da sua recuperação ambiental.

O vice-presidente do Comitê, Júlio Salecker, destacou que o órgão não funciona sozinho. Para ele, é fundamental a participação das entidades representativas, dos políticos, enfim, de todos se empenharem integralmente à causa, pois a sociedade é a grande interessada nos recursos oferecidos pela bacia. “As pessoas precisam conhecer a essência do comitê e estar cientes do seu papel perante a sociedade”, enfatiza.

O seminário, realizado na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), foi coordenado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT). “Alcançamos nosso objetivo de criar um fórum para debater o assunto e contribuir para a formação da opinião a respeito dos encaminhamentos e do trabalho do Comitê. Isto é importante, pois o assunto vai refletir-se nas empresas industriais em termos de tratamento de efluentes e demais resíduos”, explica o presidente da CIC-VT, Oreno Ardêmio Heineck. Informou que o assunto continuará recebendo toda a atenção da CIC-VT, que tem inclusive um representante junto ao comitê, o empresário Gilberto Soares.

Mais informações sobre o diagnóstico e o plano de Bacia Taquari-Antas, além de documentos, depoimentos e dados sobre todo o processo de gerenciamento da bacia, podem ser encontrados no site do comitê http://www.taquariantas.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Assine a newsletter
whatsapp