O bungee jump é mais uma atração confirmada da 19ª Feira Comercial, Industrial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale). O público poderá fazer saltos de 55 metros de altura por meio do guindaste que estará instalado no Parque do Imigrante, em Lajeado. A atividade poderá ser aproveitada durante os dez dias da feira, que ocorre de 7 a 16 de novembro. De sexta-feira a domingo, a estrutura vai funcionar o dia inteiro; e de segunda a quinta-feira, apenas na parte da noite.
A “dose” de emoção e adrenalina custará R$ 50,00 por pessoa, mesmo valor da última edição da Expovale. O tempo total do salto é de oito minutos, entre subida, preparo para o pulo e descida. A queda livre atinge três segundos.
O bungee jump com guindaste foi criado em 2012 pela empresa Crazy Jump, de Lajeado. Uma equipe de sete profissionais estará na Expovale, todos com treinamento específico para a atividade. Além disso, os equipamentos utilizados são certificados, a exemplo do colchão/airbag que ficará no solo.
A Expovale 2014 é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. O patrocínio é de Bebidas Fruki e o apoio de Eurobier, Saffran Bebidas, Corsan, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Banco do Brasil, Randon, Grupo Bremil, Docile Alimentos, Benoit e Caixa Econômica Federal.
Como funciona o salto
Primeiramente, é escolhida a corda elástica de acordo com o peso da pessoa que irá saltar. Formadas por látex e nylon, as cordas são de alta resistência, capazes de suportar 2,5 mil quilos. Na sequência, os demais equipamentos (cadeirinha, tornozeleiras, safety line) são adaptados à pessoa e ancorados em uma das extremidades do elástico, enquanto a outra é fixada no gancho do guindaste.
Neste momento, o guindaste iça a gaiola com a pessoa até o topo, onde após ser solta da presilha de segurança, está liberada para saltar no momento desejado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Expovale 2014
