O secretário municipal da Agricultura de Nova Bréscia, Antônio Simonetti, e o coordenador do Projeto Piloto e do G Leite, Oreno Ardêmio Heineck, apresentaram, a convite da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), sua experiência na implantação do Projeto Piloto Nacional de Saneamento por área municipal, do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovídea (PNCEBT), do Ministério da Agricultura (Mapa). A apresentação aconteceu durante seminário promovido pela Seapa, em Ivorá (RS).
O município localiza-se na região da “Quarta Colônia”, próxima a Santa Maria, composta por diversos municípios, todos representados no evento. Ivorá, por sua vez, com configuração fundiária semelhante à do Vale do Taquari, multiplicou por dez sua produção leiteira, nos últimos sete anos, graças a programas municipais implantados e à visão de que a atividade é fundamental para o seu desenvolvimento e o dos munícipes.
Segundo Simonetti, “foi gratificante poder participar de evento de tal magnitude e ajudar a disseminar, graças à prática que adquirimos, este Programa de saneamento bovino essencial à cadeia do leite”. “Nota-se que o Procetube, programa estadual de saneamento baseado na nossa experiência local, é uma realidade e vai se expandir para diversos municípios do Estado no próximo ano. É preciso que outros municípios do Vale inscrevam-se logo para não entrar, depois, na fila”, ressalta o secretário.
O evento
O seminário sobre Brucelose e Tuberculose Bovídea no município de Ivorá, promovido pela Seapa, aconteceu em 02 de agosto. Especialistas estaduais e nacionais abordaram diferentes temas para sensibilizar os municípios daquela região a aderir ao Procetube – RS. Com plateia de cerca de 70 pessoas, entre secretários municipais da Agricultura, prefeitos, escritórios da Emater, veterinários e outros, foi desenvolvida a seguinte programação:
Temas e palestrantes:
9:00 horas – Abertura
9:30 horas – Programa nacional (Pncebt) e estadual (Procetube) de controle e erradicação de brucelose e tuberculose bovídea.
Palestrantes: Jorge Antônio Fagundes Salomão – Mapa/Brasília; Rosane Collares – Seapa – Porto Alegre/RS;
10:45 horas – Projeto Piloto Nacional, do Pncebt, na Comarca de Arroio do Meio (RS)
Palestrantes: Oreno Ardêmio Heineck – Coordenador do Projeto Piloto Comarca de Arroio do Meio – Consultor da Câmara Setorial do Leite do RS. Antônio Simonetti – Produtor e Secretário da Agricultura do município de Nova Bréscia (RS).
13:30 horas – Política de indenizações e de remuneração do leite
Palestrantes: Rogério Kerber – Presidente do Fundesa – Porto Alegre; Darlan Palharini – Secretário Executivo do Sindilat – Consultor da Câmara Setorial do Leite do RS.
14:45 horas – Programa estadual de incremento da qualidade genética da pecuária de carne e leite – Dissemina
Palestrante: Mário Antônio Oliveira – Projeto Dissemina/Fepagro – Porto Alegre.
15:15 horas – Programa de desenvolvimento da cadeia produtiva do leite do RS – “Mais Leite”.
Palestrante: João Milton Cunha – Coordenador da Câmara Setorial do Leite do RS / Seapa – Porto Alegre.
Texto: Assessoria de Comunicação da CIC Vale do Taquari
Fonte:

