Notícias

Programa Evoluir discute ações para a qualificação profissional

15/02/2012
Releases

Na manhã de terça-feira (14.02), os integrantes do Programa de Estímulo à Capacitação do Vale do Taquari – Evoluir – reuniram-se na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) para discutir ações para minimizar o grave problema da falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

Os trabalhos foram coordenados pelos vice-presidentes de Serviços da Acil, Reni Nunes Machado e da Responsabilidade Social, Gilberto Soares, que apresentaram o projeto “Bolsa de Oportunidades”, um link com currículos de alunos recém-formados em cursos técnicos a ser implementado nos sites das organizações que apoiam o Evoluir.

A criação da Semana do Festival de Oportunidades, grande evento com oficinas, palestras e shows  que sensibilizem, motivem e estimulem os jovens a se integrar em processos que levem à qualificação profissional, foi a segunda ação debatida. Além da campanha  “Ensino Médio 100%”.  “A visão e o interesse pela qualificação é completamente diferente em um jovem que completa o Ensino Médio”, disse Machado.
 
Formatura

Durante a reunião, os coordenadores apresentaram a proposta da realização de uma formatura coletiva dos alunos que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e estão concluindo os seus cursos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Para Soares, a formatura seria um evento de grande impacto social, que apresentaria esses jovens ao mercado de trabalho e valorizaria os esforços deles e a educação.

São 10 alunos no Senai, que participam do curso de Assistente Administrativo, e 16 no Senac, nos ursos de Auxiliar Administrativo, Vendedor e Montagem e Manutenção de Computadores.
 
Sobre o Pronatec

O Pronatec é um programa do governo federal para expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que oferecerão oito milhões de vagas nos próximos quatro anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Assine a newsletter
whatsapp