Notícias

Presidente da AGDI prega mobilização do Vale para atrair investimentos industriais

24/05/2013
Releases

Cabe às lideranças políticas e empresariais do Vale do Taquari, como entidades, prefeituras, secretarias de governo municipais e universidade, trabalharem em cima dos eixos de desenvolvimento industrial que são a vocação da região e, assim, projetar e capacitar seus municípios a atraírem investimentos de fora. É preciso aproveitar a estrutura disponibilizada pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e a planificação da política industrial desenvolvida pelo Governo do estado para potencializar características e pontos fortes regionais e assim alavancar a economia local.

O recado foi dado pelo presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin, que palestrou na noite desta quinta-feira (23) em Lajeado, em promoção da Associação Comercial e Industrial (Acil) e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT). Acompanhado do assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Taylor Favero Guedes, e de representantes de instituições financeiras do Estado, Banrisul e BRDE, Pellegrin expôs por mais de duas horas o modelo de desenvolvimento da política industrial gaúcha, da forma como vem sendo conduzida deste a posse do governador Tarso Genro.
Apos sua apresentação, o presidente da AGDI foi alvo de vários questionamentos por parte das lideranças empresariais, enfatizando a importância de usar as ferramentas disponibilizadas pela Agência, como a Sala do Investidor (SI), para alavancar as potencialidades de cada região do estado, entre elas o VT.

Bandeira regional

Para o vice-presidente da Acil, Fernando Arenhart, um dos articuladores da vinda de Pellegrin, cabe ao VT verificar dentro de suas aptidões econômicas e industriais quais os fatores determinantes para atrair investimentos e trabalhá-lhos, numa união de todas as forças vivas regionais. “O desenvolvimento industrial tem que ser pensado regionalmente, tem que ser uma bandeira de todos os municípios do Vale, pois os benefícios serão aproveitados por todos”, prega Arenhart. Lembra que, para isso, “precisamos fazer o tema de casa” e definir os fatores condicionantes e decisivos para atração de investimentos, como boa logística, infraestrutura e capital humano.

Eixos

O presidente da AGDI iniciou palestrando sobre os cinco eixos em que são criadas políticas segmentadas em prol do desenvolvimento, missão da AGDI. Para formar a política setorial gaúcha, as secretarias de estado elencaram um rol de 50 fatores que seriam os maiores entraves ao desenvolvimento. Destes, foram escolhidos os 22 mais intensos e criados 22 programas para desenvolver a política industrial gaúcha.

Devemos analisar cada região à luz dos 22 fatores e verificar quais desses precisam ser trabalhados para atrair os investimentos. Antes de tudo, precisamos fazer a “lição de casa” e, posteriormente, realizar o trabalho para melhorar a área mais vulnerável, acentua Pellegrin.

Sala do investidor

O assessor técnico da SDPI mostrou ao público presente uma nova ferramenta criada para atrair empresários dispostos a investir no Rio Grande do Sul, a SI. Trata-se de canal eficiente e ágil para que o empreendedor receba informações e relacione-se com órgãos governamentais. “O Vale do Taquari já é a terceira região em projetos na SI. Mas temos que observar o que esta faltando na região para que as empresas se motivem a vir aqui,” finalizou Taylor.
 
A SI é o mecanismo do Sistema de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul para coordenar das ações de investimentos das empresas. É uma ferramenta de gestão, com regras transparentes e ações transversais. Tem várias modalidades de atendimento e como objetivo profissionalizar o processo de promoção de investimentos. É gerenciada pela SDPI. A sala já teve 800 atendimentos desde que foi criada em 2011. A SI pode ser acessada pelo site www.saladoinvestidor.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Assine a newsletter
whatsapp