Notícias

Prefeitos de Marques e Travesseiro pedem apoio

23/02/2010
Releases

 

Lajeado – Várias empresas já confirmaram doações de material de construção para a campanha intitulada “Vale Solidário – Reconstrução de Marques de Souza e Travesseiro”. Os prefeitos dos dois municípios, Rubem Kremer, de Marques, e Ricardo Rockenbach, de Travesseiro, expuseram na reunião-almoço desta segunda-feira (22.02), na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), os danos causados pela enchente do início do mês de janeiro. Eles falaram sobre a enxurrada que destruiu várias casas e deixou dezenas de pessoas desabrigadas e as necessidades que estão enfrentando para a reconstrução das residências destruídas.

 

Os prefeitos agradeceram o apoio já recebido de outros municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e as doações das pessoas que não foram afetadas diretamente pelas cheias. Estima-se que os prejuízos ultrapassem os R$ 22 milhões (vinte e dois milhões de reais).

 

Doações

 

As empresas que já fizeram doações são Chão de Casa – 770 m ² de piso cerâmico 30 X 30, Conpasul – 126 m³ de brita, Lajetel e Folhito doaram cada uma três mil tijolos maciços; Agea Comunicação e Marketing – apoio  na elaboração da campanha publicitária institucional; Tratto Arquitetura – apoio na elaboração das apresentações das plantas das residências para o dossiê a ser encaminhado aos grandes fornecedores de materiais de construção. A empresa Costaneira doou seis mil quilos de pisos cerâmicos e materiais diversos, como louças sanitárias, torneiras e outros.

 

Materiais

 

Para a construção de 23 casas novas nos dois municípios, de 40 e 50 m², serão necessários 58.000 unidades de tijolos maciços, 99.000 unidades de tijolos 6 furos, 1.700 sacos de cimento, 600 unidades de barra aço 3/8”, 210 m³ de brita, 280 m³ de areia, 920 unidades de telha fibrocimento, 1.300m³ de cerâmica 30×30, 700 m² de forro e 450 unidades de tinta de 3,6 litros.

 

A reunião-almoço foi promoção conjunta das entidades que são parceiras na campanha Vale Solidário: Acil, Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturados do Vale do Taquari (Sinduscom-VT), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, Sindicato dos Lojistas do Comércio do Vale do Taquari (Sindilojas-VT), Associação Comercial e Industrial de Marques de Souza (Acimas) e Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Travesseiro (Acisat).

 

Contato para doações

 

As empresas e cidadãos interessados em doar materiais de construção devem entrar em contato com o coordenador de Eventos e Projetos da Acil, Roger Kaiser Lages, pelo 3011-6900 ou projetos@acilajeado.org.br .

 

A mesa principal foi ocupada, além dos prefeitos, pelos presidentes da Acil, Otto Blaas Filho; CIC-VT, Oreno Ardêmio Heineck; da Câmara de Vereadores, Ito José Lanius, e pela prefeita de Lajeado, Carmen Regina Pereira Cardoso. Blaas Filho salientou a existência de muito material de construção sobrando em empresas e nas residências de cidadãos que podem ajudar muito agora na reconstrução das residências atingidas.

 

Participaram da reunião dezenas de empresários, representantes de entidades diversas, secretários municipais e colaboradores de prefeituras do VT e o prefeito de Colinas e vice-presidente da Amvat, Gilberto Koeller.


 

Fonte: Assessoria de Imprensa ACIL

Assine a newsletter
whatsapp