Segundo o diretor do Ibope Media em Porto Alegre e Florianópolis, Domício Torres, pesquisas realizadas em 2010 e 2012 colocaram o Vale do Taquari em evidência no mercado nacional dos grandes anunciantes. “Hoje, grandes marcas estão presentes na região pelo fato de algumas cidades integrarem as duas pesquisas do Ibope”. O comentário foi feito hoje (10.12) durante reunião almoço realizada na Associação Comercial e Industrial (Acil), com a presença de empresários e lideranças regionais.
Torres explicou que as pesquisas feitas pelo Ibope, encomendadas por uma rádio do Vale, atraiu a atenção de marcas – a nível de Brasil – que antes não anunciavam na região. Para ele, o fato de algumas cidades aparecerem na pesquisa foi o atrativo para que essas grandes corporações anunciassem nesta emissora. “Isso evidencia a importância da pesquisa para os mercados – tanto de produção, quanto publicitário e de comunicação”, enfatiza o diretor.
O palestrante mostrou também que o objetivo do Ibope é contribuir de forma relevante para a maximização dos resultados e redução de riscos na tomada de decisão de seus clientes. Isso acontece por meio de informações e conhecimento dos gostos, hábitos e preferências dos consumidores, levantados fundamentalmente em pesquisas de mercado, mídia e opinião.
HAR
No decorrer de sua apresentação, Torres explicou a metodologia da pesquisa HAR – que busca identificar Hábitos e Atitudes Regionais. Segundo ele, é um produto focado para espaços geográficos delimitados e atende às especificidades de cada mercado, provendo os clientes de informações relevantes para a tomada de ações estratégicas.
O HAR é um estudo single source que aborda hábitos, opiniões, consumo de mídia, produtos e serviços, estilo de vida e características sócio-demográficas, com foco na especificidade regional de cada mercado. O estudo consiste em ouvir cerca de 960 pessoas, entre 12 e 75 anos. A partir disso, um software fará a análise de dados do HAR, e assim, poderá gerar inúmeras combinações de informações.
Estudos single source
Os estudos do tipo single source são aqueles em que um mesmo entrevistado responde a todas as perguntas de um amplo questionário, capaz de detalhar seu comportamento e seus hábitos de consumo em relação a marcas, serviços e mídia. Na lista dos produtos single source, estão pesquisas mais abrangentes ou mais customizadas, conforme as necessidades específicas de cada cliente.
Fonte: Assessoria de Imprensa
