Lajeado – Parte do lixo recolhido na quarta edição da ação “Viva o Taquari Vivo” foi depositado nesta manhã (19.04) em frente à prefeitura municipal de Lajeado, onde ficará exposto até a próxima segunda-feira (26.04). Com o intuito de sensibilizar as pessoas de que o rio não é um “lixão”, a comissão organizadora separou os mais diversos tipos de resíduos encontrados nas margens e dentro do rio Taquari. Junto ao lixo, um banner traz escrito “O Taquari não merece isto”, com a explicação de que se trata de parte do resíduo coletado na ação.
Mais de 300 voluntários e aproximadamente 35 embarcações estiveram engajados na ação que recolheu 4.091 quilos de lixo entre a foz dos arroios Estrela e Boa Vista, na manhã de sábado (17.04). As atividades tiveram início às 08 horas, quando os voluntários passaram a navegar pelo rio e percorrer as barrancas, vestidos com luvas com sacos de lixo e muita disposição.
Segundo o vice-presidente de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Gilberto Soares, o movimento criado para esta semana com o lixo exposto na prefeitura tem como objetivo fazer as pessoas ficarem de frente para o rio, pois a cidade está de costas. “Nesta semana, com a campanha “Lajeado de frete para o rio”, convidamos as pessoas a visitarem o Taquari e apreciarem a beleza que é o nosso principal curso d’água.”
O material coletado varia entre embalagens plásticas, garrafas pet, ferro, madeira, papelão, isopor e outros menos comuns. O que chamou a atenção dos participantes foram os 15 sofás, seis pneus e duas impressoras, além de dois cachorros e três gatinhos mortos. O material coletado será encaminhado para reciclagem ou disposição nos aterros sanitários de Estrela e Lajeado.
Vitrines
O comércio de Lajeado também está engajado na quarta edição da ação Viva o Taquari Vivo. Através de vitrines que visam à conscientização ambiental, as lojas buscam chamar a atenção da população. São dez lojas participantes da iniciativa: Jet Sul Informática, Cometa Papelaria (duas filiais), Imec Supermercados (duas filiais), Rede Vivo, Lojas Dullius, Associação Rural de Lajeado (Arla), Cia da Pesca e Olicenter Informática. A iniciativa tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, entidade co-promotora da ação e também mantenedora da unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado.
Parceiros
A ação “Viva o Taquari Vivo” é uma realização da Acil como voluntária pessoa jurídica da UPV. A metodologia de separação, classificação, pesagem e tabulação dos resíduos coletados foi realizada pela Univates. Tem o patrocínio de Areia do Vale, Corsan e R3 Produtora de Vídeo, com o apoio dos jornais O Informativo do Vale e A hora e Agea Marketing e Comunicação. Os parceiros que participaram da edição 2010 são Folhito, Areia do Vale, Certel, Sinduscom-VT, Senac Lajeado, Sesc, Aeca, Câmara da Indústria e Comércio Vale do Taquari (CIC-VT), Conpasul, Docile, Líder Brindes, Expedição Rio Forqueta, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, Fundação Pró rio Taquari, Girando Sol, Associação Lajeadense Pró Segurança Pública (Alsepro), Grupo de Escoteiros Tapuia, Grupo Independente, Delegacia de Lajeado da Organização Nacional de Proteção ao Meio Ambiente (Onaproma), Penasul, BR Foods, Corsan, Ereno Dörr, Patrulha Ambiental, Exitus Brindes, Brigada Militar de Estrela e Lajeado, Corpo de Bombeiros de Lajeado e Estrela, Secretarias de Meio Ambiente de Estrela e Lajeado, Colônia de Pescadores e Aquicultores Z20, Hospital Bruno Born, Unicshopping, Unimed VTRP, SOS Unimed, Jet Sul, Resolve Condomínios, Agevel Veículos, Florestal Alimentos, Fruki, Clube Náutico Delta, Marina Padel do Vale, Rotaract Lajeado Integração, Grupo Scapini, Sesi, Faros, Bremil, Cia da Pesca, Pesque Bem, rádios Encanto FM, Legal, Light, Tropical e Sorriso FM, RBS TV dos Vales, CTG Bento Gonçalves, Colégio Cenecista João Batista de Mello, Centro Educacional Caminhos, Lions Clube Integração Lajeado Florestal, Leo Clube, Câmara de Vereadores de Lajeado e arquiteto André Kieling. Também manifestam apoio integral à mobilização os mantenedores da UPV Lajeado, Unimed VTRP, Free Agência de Turismo, Sicredi, Tabelionato Klein, Lajetel, BR Foods, Figurino G e Areia do Vale.
Fonte: Assessoria de imprensa ACIL
