Notícias

Parceiros Voluntários recebe inscrições

18/10/2010
Releases

A unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado busca novos voluntários para atuar junto às organizações da sociedade civil (osc’s) cadastradas no município. Desde 1997, a organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, atua no Rio Grande do Sul graças à iniciativa do empresariado que viu nela a oportunidade de desenvolver atividades visando o bem social de forma voluntária.

Em Lajeado, a UPV foi instalada no ano 2000. Sediada na Associação Comercial e Industrial (Acil), é também mantida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL). Sob a coordenação de Cinara Girotto, a ONG participa marca presença em diferentes frentes de atuação na área de responsabilidade social.

Visando atender a crescente demanda de atividades desenvolvidas no município, a UPV está cadastrando novos voluntários, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Eles serão destinados para trabalhar junto às osc’s. Para se tornar um voluntário, além da vontade de compartilhar conhecimentos, habilidades e doar uma mínima parte de seu tempo, é necessário ter mais de 14 anos de idade e fazer o cadastro na sede da UPV Lajeado, no prédio da Acil.

Requisitos

As áreas de atuação dos voluntários, indiferente se pessoa física ou jurídica, são diversas e se adaptam de acordo com as aptidões, habilidades ou projetos do voluntário. Outra opção é levar em consideração as necessidades existentes nas osc’s, lembrando que a disponibilidade de tempo, por sua vez, é definida pelo próprio voluntário, atuando de acordo com seu tempo disponível.

Já para o voluntário pessoa jurídica (VPJ), além do cadastro na UPV, o envolvimento do empresariado em atividades deste escopo é fundamental, assim como motivar ou disseminar o conceito do voluntariado junto ao seu quadro de colaboradores e junto a outras lideranças.

A importância do serviço voluntário junto à comunidade cresce na medida em que traduz a responsabilidade social dos VPJ’s. Como exemplo, cita-se a participação das empresas locais e de outros municípios em atividades realizadas pela UPV como a campanha “Viva o Taquari Vivo”, promovida anualmente com objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre a necessidade de preservação do rio.

Para a coordenadora Cinara, o principal fator que motiva as pessoas e organizações a prestarem o serviço voluntário é, justamente, a vontade de ajudar o próximo e fazer a diferença na sociedade onde vivem ou, ainda, adquirir uma experiência, uma vivência nova, para o caso dos jovens que iniciam as atividades.

De forma geral, há duas modalidades básicas de voluntariado. Aqueles que oferecem o trabalho voluntário de forma rotineira, ou seja, em dias e horários pré-estabelecidos pela própria pessoa para executar as tarefas. E aqueles que participam de campanhas específicas, de forma aleatória.

Inscrições e mais informações na sede da UPV Lajeado, rua Silva Jardim, 96, Centro, fone (51) 3011-6900, e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br ou, ainda, pelo site http://www.viv.org.br/upv_lajead/default.aspx. 

Fonte: Assessoria de imprensa

Assine a newsletter
whatsapp