Notícias

Palestra internacional compartilha experiências de arquitetura sustentável

23/09/2011
Releases

Com a afirmação de que a sustentabilidade está no centro das atenções e que a sua prática vai muito além da redução das emissões carbono no meio ambiente o português Carlos Guimarães abriu sua palestra nesta quinta-feira à noite na Construmóbil 2011. A atração técnica internacional oportunizou ao público conhecer e refletir sobre ideias do professor e arquiteto. Entre elas, a convicção de que é necessário alargar o conceito da sustentabilidade.  “Uma das formas é através da reutilização de materiais e adaptação a novos usos, contemporâneos e sem demolição”, argumentou Guimarães. Neste sentido, ainda lembrou que assim é possível preservar a memória.

O palestrante contextualizou o tema com a realidade de Portugal, compartilhando com a plateia transformações que ocorrem no norte de Portugal e que estão relacionadas com o modo de ocupação do território. “Isso impõe desafios políticos de ordenamento e sustentabilidade em termos globais”, disse Guimarães.

O tema da sustentabilidade está na moda e tem vários argumentos para ser seguido. Mas o português também alertou: “trata-se de um processo e devemos estar atentos e ser críticos ao que surge, a fim de que não tenhamos um efeito perverso”, completou, usando como exemplo a questão do consumo de energia.

A vinda do palestrante foi intermediada pela Univates, através do convênio que possui com a Universidade do Porto. Nesta quinta-feira Guimarães conheceu a região alta do Vale do Taquari, onde visitou o Moinho Colognese, em Ilópolis, o Museu do Pão e a Escola de Panificação. “É um tipo de construção muito bonita, com arquitetura simples, porém charmosa, pelas técnicas e materiais utilizados”, afirmou.  Sua agenda será encerrada sexta-feira com a palestra na Univates “Arquitectura de Museus em Portugal – Entre Tradição e Inovação”.

Programação

Os eventos técnicos terminam nesta sexta-feira (23/09).
São eles:
16h30min – Micropersianas entre vidros, vantagens e performance
20h – Interação e Compatibilidade do Telhado Verde com Diversas Práticas de Construção Sustentável

Fonte: Assessoria de Imprensa

Assine a newsletter
whatsapp