Integrantes do Observatório Social Lajeado (OSL) estiveram reunidos na manhã de hoje (22.05) na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Na reunião, coordenada pelo presidente Otto Blaas Filho e secretário Adriano Strassburger, foram debatidas sugestões a serem encaminhadas aos partidos políticos para que sejam estudadas e, eventualmente, utilizadas na formatação dos planos de ações a serem implementados pelo próximo governo municipal.
Strassburger informa que algumas das ideias debatidas no encontro estavam relacionadas com a discussão do programa Lajeado séc. XXI. Segundo ele, o objetivo é abrir espaço para o planejamento de longo prazo e buscar uma participação efetiva da sociedade. Na área de segurança, o secretario informa que será enfatizada a questão das câmeras de seguranças instaladas nas ruas do município. O intuito é analisar como funciona o mecanismo deste recurso, em quais localidades ela é necessária e a maneira como a sociedade esta sendo informada em relação à utilização da mesma.
Uma terceira sugestão colocada pelas lideranças presentes foi em relação à desburocratização. Strassburger conta que esta iniciativa objetiva reduzir prazos nas solicitações das mais diversas áreas para que, assim, essas atividades sejam realizadas com maior efetividade.
As ideias discutidas serão encaminhadas para as entidades filiadas ao OSL, para que estas possam sugerir outras iniciativas e criar um dossiê consolidado de sugestões. A seguir, o documento será repassado aos partidos políticos para que possam articular as ações públicas em benefício do município.
Fonte: Assessoria de Imprensa
