Integrantes do Observatório Social de Lajeado (OSL) estiveram reunidos na manhã de hoje (29.06) na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Na reunião, coordenada pelo presidente Otto Blaas Filho e secretário Adriano Strassburger, foram formalizadas as sugestões a serem encaminhadas aos partidos políticos para que sejam estudadas e, eventualmente, utilizadas na formatação dos planos de ações a serem implementados pelo próximo governo municipal.
Os membros do OSL discutiram questões relevantes nas mais diversas áreas como segurança, transporte, educação, saneamento básico e infraestrutura. Na área de segurança, o debate contemplou a continuidade da parceria do município com a Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) para questões como o reaparelhamento da Polícia Civil, além da ampliação das câmeras de segurança para os bairros e amplo programa de ressocialização.
Infraestrutura
Outro ponto discutido na reunião foi em relação à infraestrutura. Segundo os integrantes do Órgão, é importante a criação de um instrumento de educação para a conscientização da população com relação à preservação dos espaços públicos. Melhorar a estrutura de circulação dos pedestres e ciclistas nas principais rodovias e ciclovias que envolvem o perímetro urbano do município foi ideia levantada na reunião. Os integrantes do OSL consideram fundamental a continuidade do projeto do túnel da BR 386 entre os bairros Centenário e Conventos.
Em relação ao trânsito, foi debatida a revisão do sistema de estacionamento rotativo para melhor aproveitamento nas principais ruas de Lajeado. Outro ponto, em relação à infraestrutura, foi o maior controle das feiras itinerantes com o objetivo de resolver o problema dos ambulantes que trabalham nas ruas da cidade.
O encontro debateu ainda a necessidade de recuperação da mata ciliar dos cursos d’água e o incremento da arborização urbana no município. O intuito é preservar e melhor aproveitar as margens do rio Taquari e criar uma identidade visual na cidade. Para isso, também deve ser realizada uma parceria com a Fundação Pró Rio Taquari para melhor aproveitamento do rio.
Algumas das ideias debatidas no encontro estão relacionadas com o debate levantado no programa Lajeado Século XXI, hoje suspenso, cujo objetivo era abrir espaço para o planejamento de longo prazo e buscar a participação efetiva da sociedade no desenvolvimento do município.
Desburocratização
Mais uma sugestão colocada pelas lideranças presentes foi em relação à desburocratização. A iniciativa objetiva reduzir prazos nas solicitações encaminhadas à administração municipal nas mais diversas áreas como, por exemplo, o registro de empresas, para que essas atividades sejam realizadas com maior agilidade e eficácia.
As lideranças presentes à reunião enfatizaram ser fundamental a continuidade dos bons projetos desenvolvidos no município, os quais não devem sofrer solução de continuidade independente da coligação vencedora do pleito. Exemplo citado foi o Programa de Qualidade da gestão pública que, no entanto, deverá ser melhorado. Também consideram fundamental a transparência e o controle social na gestão pública.
As ideias formalizadas no debate serão repassadas aos partidos políticos para que possam articular as ações em seu plano de governo em prol da sociedade lajeadense.
Fonte: Assessoria de Imprensa
