O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, somou-se à mobilização para resolver o impasse relacionado à realocação da aldeia indígena que atrasa a duplicação da BR-386. Participando da reunião da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), realizada no final desta quinta-feira (26.04), em Anta Gorda, o ministro recebeu do presidente da entidade, Oreno Ardêmio Heineck, dossiê e ofício de pedido de audiência junto à Funai e Ibama para buscar a liberação das obras nos quilômetros ainda trancados em função da aldeia. O ministro prontamente se dispôs a interceder e encaminhar o pedido junto aos órgãos em Brasília.
Mendes Ribeiro Filho colocou-se à inteira disposição da região. E comentou: “estou ministro da Agricultura. Sou deputado federal pelo meu Rio Grande. Contem comigo!” Heineck agradeceu a visita feita pelo ministro à reunião da CIC-VT, que antecedeu a abertura da 4ª Fest Leite. Acrescentou que “o assunto está sendo tratado na nossa comissão e não podíamos perder a oportunidade para apresentar ao ministro esta reivindicação, vital para a conclusão da duplicação”.
Contando com a presença de dirigentes da CIC-VT e de presidentes das entidades empresariais de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado e Arvorezinha, a reunião teve como anfitrião o presidente da CIC Anta Gorda, Jairo Casagranda.
Sebrae e Copa
O encontro contou com a presença da gerente do Sebrae VTRP, Liane Klein. Ela informou as iniciativas da instituição visando intensificar o debate em torno das iniciativas para a região beneficiar-se da Copa 2014. Em parceria com a CIC-VT, o Sebrae promoverá seminário, em data a ser confirmada, no salão de eventos da Acil, com a presença de três palestrantes de renome nacional. O evento terá também a apresentação de experiência de profissional médico de Lajeado que participou da Copa 2010, na África do Sul, e ficou hospedado numa cidade do interior daquele país.
Heineck enfatizou que a região não pode deixar de beneficiar-se de evento desta magnitude e que a entidade é parceira na sua promoção em nosso meio. Citou vários exemplos de iniciativas de negócios que podem ser implementadas para potencializar e atrair para a região parte dos milhões de turistas estrangeiros que virão ao Brasil participar da Copa.
Liane comentou que no seminário serão debatidas questões que ajudarão a região a definir qual o foco que será dado para aproveitar a oportunidade da Copa, como atração de seleções, de turistas, etc. Após o seminário, se a região interessar-se, o Sebrae poderá apoiar a elaboração de planejamento estratégico específico para aproveitar as oportunidades da Copa.
Seminário de crédito
A gerente do Sebrae também convidou para o Seminário de Crédito, que se realizará em 09 de maio, na Acil, e expôs o programa dos Agentes Locais de Inovação – ALI. O programa é iniciativa do Sebrae, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisas – CNPq, que visa disponibilizar assessoria especializada e gratuita para o desenvolvimento da cultura de inovação em pequenas empresas do RS.
Na pauta da reunião constaram ainda temas como a posse do novo vice-presidente regional da Federasul, Idimir Baldissera, e de seus diretores regionais, Valmor Scapini e Waldir Piccinini, que acontecerá em 07 de maio, em Porto Alegre, e relato de ações das entidades filiadas à CIC-VT. Ao final, as lideranças empresariais participaram da cerimônia de abertura da Fest Leite.
Fonte: Assessoria de Imprensa

