Notícias

Militar alerta de que a segurança deve ser cuidado pessoal e coletivo

09/11/2009
Releases

Lajeado – Andar com os vidros dos automóveis fechados, com as portas travadas, mudar a rotina nos trajetos e horários, definir códigos familiares entre familiares, conhecer os vizinhos, cuidar na busca de informações sobre funcionários, não divulgar informações de caráter sigiloso em conversas telefônicas ou lugares públicas. Estas foram alguns das dezenas de dicas de segurança que o Major Vinicius Renner Galvani, comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Lajeado apresentou em reunião-almoço realizada na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Dezenas de empresários e lideranças de Lajeado e região lotaram o salão de eventos da Acil para ouvir o palestrante relatar centenas de cuidados preventivos que devem ser tomados para evitar assaltos, seqüestros e outras violências pessoais e coletivas.

 

Renner abordou o tema “Segurança Pessoal e Coletiva – Não seja o próximo alvo”, destacando os pequenos detalhes que, se descuidados, podem vir a ser um dos principais motivos de atração de assaltos e sequestros. “Um dos cuidados que a comunidade precisa ter é em relação à rotina, prestando atenção de não passar pelo mesmo local diariamente, usar rotas alternativas”, exemplifica.

 

O major também alertou para os “avisos” de seqüestros de familiares por via telefônica. As pessoas precisam manter a calma e avisar a polícia. As famílias devem criar e manter um código de alerta contra qualquer inconveniência que possa ocorrer com um de seus membros. Renner deu várias dicas de segurança como não expor informações pessoais em sites de relacionamento, não adesivar o automóvel com ilustrações de viagens, empresas, etc; checar a vida pregressa de todos os colaboradores, capacitá-los de que a segurança é uma questão coletiva.

 

Chamou a atenção das pessoas para os horários mais frequentes de ocorrência de roubos à residências, que ocorrem geralmente entre às 07 e 09 horas e da 18 às 20 horas (vide quadro com dicas de segurança.)

 

A reunião-almoço foi uma realização da Acil e Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro). A mesa principal foi ocupada pelo palestrante, presidentes da Acil, Otto Blaas Filho; Alsepro, Ito José Lanius; e CDL Lajeado, Elton Faleiro; pelo representante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Vale do Taquari, major Álvaro de Medeiros; delegado regional da Polícia Civil, João Alberto Selig, e pelo secretário da Indústria e Comércio de Lajeado, Carlos Alberto Martini.

 

 

Dicas de Segurança

 

  • Avaliar quanto investir na área de segurança, analisar risco, custo e benefício. Medidas de segurança: física, dinâmica e estática.
  • Ter sempre em mente que pensar em redução de riscos é tomar precauções ativas de segurança.
  • Tenha cuidado com pequenas colisões provocadas no trânsito pois, ao sair do veículo, você torna-se presa fácil.
  • Não julgue a aparência e desconfie, principalmente em local ermo ou à noite.
  • Anote todos os dados, procure a polícia mais próxima e relate o ocorrido.
  • Ao estacionar ou retornar ao veículo, prestar atenção a suspeitos e nunca permaneça dentro do carro quando estiver estacionado.
  • À noite, diminua a marcha do veículo ao aproximar-se de sinais fechados e, se for obrigado a parar, mantenha a 1ª marcha engatada, distância do veículo da frente e atenção ao redor.
  • Procure utilizar veículos de marca comum, não usar acessórios chamativos.
  • Evite adesivos de locais que frequenta e não tenha placas com iniciais de seu nome ou família.
  • Quando parado, mantenha a marcha engatada, motor ligado, pronto para sair. Na estrada, só pare em lugares seguros.
  • Evite publicidade a respeito do seu “status” de vida.
  • Não deixe entrar em casa ou no local de trabalho quem não conheça.
  • Quando questionado sobre sua localização, verifique a quem se destina e por que quer essa informação. 
  • Cuidados na contratação de domésticos, saiba quem são, onde e como vivem e como os vizinhos, amigos e antigos patrões o conceituam. Nunca contrate pessoas sem conhecer seus antecedentes pessoais (domicílios, familiares).
  • Acostume-se a trancar sempre as portas de acesso a sua casa. Não as deixe abertas inutilmente, ainda que por instantes.
  • Procure manter a entrada da sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior do imóvel. Evite objetos que dificultem sua própria observação e também de seus vizinhos, nas áreas de acesso.
  • Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo.

                                                                                                             Vitrine Acil

 

O espaço Vitrine Acil foi ocupado pela Núcleo Consultoria Psicológica Empresarial. Fundada em 1999, a empresa presta serviços a diferentes empresas, principalmente nas áreas de recursos humanos (RH) e psicologia. Em 2002 foi criado o Plano Núcleo de Saúde, que oferece serviços nas áreas de administração de RH, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, educação física (ginástica laboral), e psicopedagogia. A empresa foi apresentada pela psicóloga organizacional e sócia-proprietária Daniela Munhoz.

Fonte: Assessoria de Imprensa ACIL

Assine a newsletter
whatsapp