Cerca de 630 alunos de Educação infantil e Ensino Fundamental e Médio participaram da VI edição do Seminário “Viva O Taquari Vivo”, que ocorreu de forma paralela nos auditórios dos prédios três e sete do Centro Universitário Univates na manha desta quinta-feira (04.09).
Os alunos participaram de variada programação, que contou com peça teatral, filme, palestras e animações. O Seminário integra a programação da semana acadêmica do curso de Biologia da Univates que promove o evento em parceria com a Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).
Séries iniciais – ação, música e teatro
O evento voltado para alunos das séries iniciais começou às 8h no auditório do prédio sete da Univates. A bióloga e mestre em ecologia Cátia Viviane Gonçalves fez a apresentação de abertura falando sobre a ação Viva o Taquari Vivo. De forma bem simples e acessível, expôs os resultados da última ação e a quantidade de resíduos recolhidos ao longo das oito edições.
Em seguida, os alunos assistiram a um show poético do artista Kalunga, que veio de forma voluntária a Lajeado especialmente para o seminário. Este interagiu com as crianças de maneira venturosa, agregando música, poesia e muita conversa séria sobre a preservação do meio ambiente. Após o intervalo, com lanche, os estudantes participaram da oficina “S.O.S. Taquari: qual é o rio que queremos?” realizada por alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID).
Ao final da manhã, as crianças assistiram à peça animada “Espetáculo Itinerante de Bonecos Minha Casa, Nosso Mundo” apresentada pela Trupe Tal&Qual, que é composta por Cátia Viviane Gonçalves, Nei Alves, Teta Rodrigues e Douglas Antunes.
Séries finais – intervenções urbanas
No prédio três, o diretor de Responsabilidade Social da Acil, Fernando Bildhauer, abriu a programação. Logo após, o empresário voluntário Gilberto Soares abriu a sessão de palestras aos estudantes das séries finais falando sobre a ação Viva o Taquari Vivo. Mostrou a todos os jovens que eles podem ter papel fundamental no cuidado com o meio ambiente.
Em seguida, os alunos assistiram à palestra com os integrantes da Junior Chamber International (JCI) de Lajeado sobre intervenções urbanas a favor do meio ambiente. O momento de reflexão contou com apresentação de vídeo sobre mobilizações favoráveis à sustentabilidade, seguido de trabalho em grupo.
Realização
O seminário é realização da Acil, UPV Lajeado e Univates. Teve o patrocínio da Companhia Riograndense de Água e Saneamento (Corsan). E contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado, Agea Marketing e Comunicação, Bebidas Fruki, Docile Alimentos, Sorvebom, Transportes Ereno Döor, Transportes Oásis e Transportes Scherer.
Fonte: Assessoria de Imprensa



