Com uma mistura de bom humor e seriedade, mais de 400 alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, das séries iniciais até o último ano do ensino médio, receberam na manhã desta quinta-feira (02.09) informações sobre a necessidade e importância da preservação do rio Taquari, seus afluentes e o meio ambiente. O “2º Seminário Viva o Taquari Vivo” promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado e Univates aconteceu durante toda a manhã, de forma paralela, nos auditórios dos prédios 03 e 07 do Centro Universitário. O seminário integrou a programação da Semana Acadêmica do curso de Biologia da instituição.
Os trabalhos iniciaram às 08 horas no auditório do prédio sete para os alunos de 5ª série até o último ano do ensino médio e às 08hs 30min no auditório do prédio três para alunos da 1ª a 4ª série. Para as séries iniciais foram elaboradas oficinas desenvolvidas no campus da Univates e esquete com os alunos do colégio Cenecista João Batista de Mello. Os alunos do Sesc cantaram com o mascote Reciclinho a música da campanha da coleta seletiva de Lajeado. Os estudantes ouviram também um breve relato da bióloga Cátia Viviane Gonçalves, da Univates, sobre a ação “Viva o Taquari Vivo”.
Reflexão e humor
No auditório do prédio 7, o vice-presidente de Responsabilidade Social da Acil, Gilberto Soares, palestrou aos estudantes de ensino médio sobre a ação Viva o Taquari Vivo. Por meio de filmes e informações de fontes científicas, Soares mostrou a necessidade de preservação das fontes de água potável, pois mais de 1.2 bilhões de pessoas ao redor da Terra já enfrentam diariamente dificuldades de acesso a este bem precioso. “Em futuro breve, as nações estarão brigando pela água potável como hoje acontece com o petróleo”, prognosticou.
A seguir, falando sobre “Os animais do rio Taquari”, o biólogo Marco Majolo, responsável técnico pelo zoológico da cidade de Gramado, mostrou às crianças a necessidade de aprender a conviver com os animais. Advertiu que o homem deve cuidar para que suas ações não venham a provocar desequilíbrios nas populações de animais silvestres.
Encerrando o seminário, a personagem Recicleide, interpretada pela atriz Karina Signori, apresentou a palestra teatralizada “Conectando Ciclos e Pessoas”. Brincando com as crianças, mostrou a importância de preservar a água, separar os resíduos em casa, a fazer composteira para destinar os resíduos orgânicos e a arte de colocar-se no lugar do outro. “Coloquem-se no lugar dos catadores que trabalham nas centrais de reciclagem de lixo”, propôs, perguntando se os estudantes gostariam de separar o lixo da forma como o mandam para estes lugares.
Além do seminário, a ação original Viva o Taquari Vivo tem também com desdobramento a mostra “Espelhos – Como o Rio Taquari nos Vê”, que está circulando pelas escolas e organizações da região. A organização ou escola que quiser receber a mostra “Espelhos” deve entrar em contato a coordenadora da UPV Lajeado, Cinara Girotto, pelo fone 3011-6900 ou email parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br .
Fonte: Assessoria de imprensa ACIL
