Notícias

Ranzi e Dal Cin apresentam propostas e fecham ciclo de reuniões da RA da Acil e Fórum das Entidades de Lajeado

26/09/2024
Institucional

Cerca de 80 pessoas participaram, nesta quinta-feira (26), da reunião-almoço com os  candidatos da coligação “Olhos no Futuro, Mãos à Obra”, composta pelos partidos MDB/PSD/Podemos/PSB e PRB, Carlos Ranzi e Márcio Dal Cin. O evento ocorreu no auditório da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e encerrou o ciclo de encontros com os candidatos à majoritária para a Prefeitura de Lajeado nas eleições de outubro. Dr. Sergio Kniphoff e Mateus Selke (PT e PDT) e Gláucia Schumacher e Guilherme Cé (PP/NOVO/PL/Republicanos/Federação PSDB/CIDADANIA) os precederam na apresentação de seus planos de governo. A agenda de encontros voltados aos associados foi uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e do Fórum das Entidades de Lajeado (FEL), que para todos os postulantes entregaram um documento com contribuições e projetos entendidos como específicos para melhorar a eficiência e eficácia do serviço público municipal.

Abertura

As boas-vindas foram dadas pela presidente da CDL Lajeado e integrante do Fórum das Entidades, Giselda Hahn. “O desejo do Fórum das Entidades é estreitar o diálogo e reforçar vínculos com quem for eleito após a divulgação do resultado do pleito, a fim de que se continue trabalhando de forma conjunta pelo desenvolvimento do município”, destacou. Ao citar a importância dos temas relacionados, frisou ser fundamental o envolvimento na busca por soluções. ‘Solicitamos que, em todos os temas relacionados, sejam consideradas pelos candidatos as medidas concretas de recuperação, revitalização e conservação das áreas atingidas, seja por meio de programas sociais, incentivos ou projetos estruturantes”.

Propostas

Após uma breve apresentação sobre suas trajetórias e vínculos com o município, Ranzi e Dal Cin explanaram o plano de governo baseado em cinco grandes temas: educação; saúde; desenvolvimento econômico; mobilidade, segurança pública e infraestrutura; e qualidade de vida/enchentes. “Em nossa campanha, a gente está apresentando solução para cada um dos itens. De onde sairá o dinheiro, como será feito, que pessoas estarão lá. É importante passar para vocês isso, que são o motor de desenvolvimento do nosso município e região, que há uma tranquilidade e serenidade para conduzir Lajeado pelos próximos quatro anos”, afirmou Ranzi.

Educação

Construção de quatro novas escolas de educação infantil, implantação de sistemas online de matrículas e incremento da oferta do turno integral são algumas das questões defendidas por Ranzi e Dal Cin. Ao fazer referência a um déficit de mais de 500 vagas na educação infantil, o candidato a vice-prefeito salientou: “resolver esse problema é para nós não só uma questão de educação, mas de qualidade de vida e desenvolvimento econômico”. Para ele, ao permitir que as mães dessas crianças trabalhem, o município contribui com a renda familiar e com as empresas que precisam de mão de obra.

Saúde

Ranzi apontou a existência de uma fila de espera de mais dez mil pedidos para consultas e exames. “É um número inadmissível. E isso interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas, na contratação de pessoas, em como nossa cidade é”. E para resolver os problemas na área da saúde, ele propõe a construção de novos postos,  ampliação dos horários de atendimento em regiões como Olarias e Conservas e viabilização de ginecologia e pediatria em todas as unidades básicas de saúde.

Desenvolvimento econômico

Na visão dos candidatos, é necessário acelerar Lajeado com a geração de empregos, renda e mão de obra qualificada. E uma das formas de fazer isso, segundo eles, é estando próximo do empreendedor, criando parcerias e novas possibilidades. Dal Cin citou a estrutura já existente do Sistema S, Univates e outras instituições como parceiras neste trabalho. Em simultâneo, Ranzi acrescentou projetos como a reformulação e modernização do Parque do Imigrante, a fim de buscar um melhor aproveitamento do espaço.  O gargalo da nova ponte sobre o Rio Taquari também está no radar de Ranzi e Dal Cin, que apostam na articulação em conjunto com outros municípios da região, bem como no apoio político em outras esferas para obtenção dos recursos financeiros. “É importante lembrar que tem coisas que são urgentes, emergenciais e básicas. Lajeado não pode correr o risco de ficar uma ilha, por isso precisamos que essa demanda aconteça”, completou Ranzi.

Mobilidade, segurança e infraestrutura

Entre as propostas nessas áreas estão pavimentar a Estrada Geral de Alto Conventos e revitalizar a Avenida Pedro Theobaldo Breitenbach; viabilizar a interligação entre os bairros Florestal e Montanha pela Avenida dos Quinze; e criar novas rotas de acesso entre o Centro e os bairros São Cristóvão, Florestal e Montanha. No que diz respeito à infraestrutura, melhorar o sistema de abastecimento de água em todas as regiões atendidas pelo poder público municipal e fazer a substituição da iluminação pública por tecnologia em LED.

Enchentes

Com o projeto denominado Nova Vida, Ranzi e Dal Cin propõem a criação de novos espaços de moradias para o deslocamento das famílias afetadas. A estimativa é de que sejam em torno de 900 famílias, sendo 500 no Bairro São José e 400 nos bairros Conservas, Morro 25, Hidráulica, Centro e Carneiros. Ao explicá-lo, Ranzi observou que a ideia seria começar pelas cotas mais baixas até resolver o problema, oferecendo alternativas como apartamentos em áreas mais altas e indenizações. “O município de Lajeado tem uma dívida histórica com as pessoas dessas áreas e por isso precisamos resolver”, afirmou.

Perguntas da plateia

Giselda Hahn, acompanhada de Rogério Winck, representando o Sincodiv-RS e também membro do Fórum das Entidades, fizeram a intermediação de perguntas encaminhadas pelo público presente. Entre os assuntos, destaque para a construção civil, comércio ambulante irregular e saneamento básico. Todas foram respondidas pelos candidatos, que agradeceram a oportunidade e reforçaram seu pedido de voto no dia 6 de outubro.

As RA’s de 2024 da Acil têm o patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Construtora Diamond, Docile Alimentos, Excellence Garçons, Fami Capital, Fruki Bebidas, Kappel Imóveis, Olicenter Informática, Rhodoss Implementos Rodoviários, RS Data, Supermercado STR Lajeado, Tecnosom e Uniclean.

Assine a newsletter
whatsapp