Notícias

Na Acil, especialista fala sobre o crescimento do mercado de alimentos nos próximos anos

27/11/2024
Institucional

“Estamos apresentando um crescimento populacional constante. A boa notícia para o mercado de alimentos é que ele vai seguir acompanhando esse crescimento.” A afirmação foi feita pelo especialista em competitividade setorial do Sebrae RS, Roger Klafke, ao falar sobre as tendências de consumo para o setor. Ele foi o palestrante da reunião-almoço (RA) promovida nesta quarta-feira (27) pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Sebrae RS e Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas Vale do Taquari.

O especialista começou sua exposição falando sobre o comportamento dos consumidores. De acordo com Klafke, eles estão buscando, cada vez mais, produtos saudáveis e ricos em vitaminas. “Podemos perceber através do Google que as pessoas estão cada vez mais pesquisando sobre alimentos antioxidantes, ricos em vitaminas e que ofereçam mais qualidade de vida”, contextualizou.

Segundo o palestrante, os hábitos dos consumidores vão sofrendo mudanças com o passar do tempo. Ele frisou a importância de as empresas de alimentos e bebidas acompanharem o timming do mercado e adaptarem seus produtos para melhor atender o público. “Há uma pesquisa que revela que 71% da população fez mudanças no consumo de alimentos. Hoje eles buscam alimentos naturais, sustentáveis, orgânicos e priorizam os que são produzidos por empresas locais”, revelou.

Consumidores e Oportunidades

Também durante sua exposição, Klafke trouxe dados sobre os consumidores brasileiros. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo de arroz, feijão e pão francês é maior em domicílios de famílias com menor rendimento, enquanto o consumo de frutas é mais frequente em famílias de maior rendimento.

Ao discorrer sobre as oportunidades que podem ser exploradas pelo mercado de alimentos e bebidas, o especialista falou sobre a venda em e-commerce. Segundo Klafke, quando falamos em venda pela internet, o público pensa em produtos de alto valor agregado. Porém, cada vez mais as pessoas prezam pela facilidade e comodidade na hora de realizar as compras. “Nos últimos quatro anos, a venda de alimentos através de plataformas digitais cresceu 171%. Esse número compreende desde a venda de produtos do dia a dia até produtos mais caros”, comentou.

Tendências

Klafke encerrou a exposição falando sobre as tendências que devem nortear o trabalho da indústria de alimentos e bebidas. De acordo com o especialista, é preciso levar em consideração os pilares que são valorizados pelos consumidores. “Em primeiro lugar, é necessário olhar para a saúde e oferecer produtos que ofereçam bem-estar para os consumidores. É necessário também ter um cuidado com o sabor, os produtos devem atender às expectativas do público. Outro ponto essencial é ter um selo de origem, comprovando ser um produto que respeita as práticas sustentáveis da localidade. Ter um preço acessível para que possa ser adquirido por todos e, por fim, ser um produto conveniente, que o consumidor possa ter acesso facilitado e encontre com facilidade em pontos físicos e digitais”, explicou.

Ao final do evento, o presidente da Acil, Joni Zagonel, e a coordenadora do APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari, Aline Eggers Bagatini, interagiram com Klafke.

Retorno para a Acil

Em sua saudação, Zagonel, falou sobre o retorno das RA’s para o salão de eventos da entidade. “É uma satisfação receber nossos associados e palestrante para essa primeira reunião-almoço novamente na nossa casa. Após 223 dias, voltamos a sediar aqui nossos tradicionais encontros”, pontuou.

O presidente da Acil agradeceu a presença do palestrante e falou que a programação em parceria com o Sebrae e APL visa oferecer mais oportunidades de capacitação para o segmento que é estratégico na região. “A atuação do APL Alimentos e Bebidas tem sido de grande importância para consolidar o Vale do Taquari como uma região produtora de alimentos de qualidade. Precisamos agora, cada vez mais, unir forças e movimentar os empresários para sermos também referência em inovação”, falou.

Patrocínio

As RA’s de 2024 da Acil têm o patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Construtora Diamond, Docile Alimentos, Excellence Garçons, Fami Capital, Fruki Bebidas, Kappel Imóveis, Olicenter Informática, Rhodoss Implementos Rodoviários, RS Data, Sicredi Integração RS/MG, Supermercado STR Lajeado, Tecnosom e Uniclean.

Assine a newsletter
whatsapp