Notícias

Comissão organizadora reúne-se e avalia a 16ª edição da ação Viva o Taquari-Antas Vivo

30/03/2023
Institucional

Representantes de cinco municípios que participaram da 16ª edição da ação “Viva o Taquari-Antas Vivo” estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (30) na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O objetivo do encontro foi avaliar a realização das atividades e a participação dos voluntários no movimento que aconteceu no último sábado (25) em sete municípios da região.

A coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, Gilmara Scapini, apresentou os números da edição que encerrou com a participação de mais de 700 voluntários que recolheram cerca de 3.700 kg de resíduos. Também foram expostas, durante o encontro, algumas informações obtidas com o formulário de inscrição sobre o perfil dos voluntários. Segundo o cadastro, grande parte dos inscritos participou da ação pela primeira vez.

Atividades

Cada município seguiu uma programação diferenciada para realizar o recolhimento e um trabalho de conscientização com os participantes. A coordenadora da Sala Verde da Prefeitura de Estrela, Luana Vanessa Hermes, falou que, no município, a ação contemplou uma rua próxima ao rio onde a comunidade realiza o descarte incorreto de lixo. “Aumentamos a zona de recolhimento para uma rua próxima às margens do rio onde não há residências. Lá encontramos uma grande quantidade de resíduos descartados de maneira incorreta”, comentou.

Já os representantes do município de Arroio do Meio, Jaime Luiz Bersch e Sidnei Bernardo Wollinger, comentaram que a ação priorizou a conscientização ambiental. “Estamos realizando um trabalho de conscientização em todas as escolas da rede municipal. Levamos para as instituições a ‘Mostra Espelhos’. Ela percorrerá todos os educandários para sensibilizar as crianças sobre a importância do Rio Taquari”, explicaram.

A assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Venâncio Aires, Alessandra Ludwig, falou que a instituição está pensando em modificar o local de realização da ação no município. “Hoje temos uma baixa adesão pois realizamos em um local que fica há cerca de 18km da cidade. Alguns voluntários já estão nos pedindo para levar a ação para o Arroio Castelhano, que é importante nós e está em uma área mais central de Venâncio. Vamos estudar essa alternativa para a próxima edição”, afirmou.

De acordo com o coordenador do Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Diego Luis Andrei Sehn, a adesão de voluntários na cidade surpreendeu os organizadores. “Conseguimos reunir um grupo de trabalho que se mostrou engajado com a iniciativa. Contamos com a participação do grupo de escoteiros e um grupo de motociclistas que foram importantes parceiros para concretizarmos a ação”, contou.

Seival

Em Lajeado, a ação contou com a participação da embarcação Seival que trabalha com educação ambiental no Rio Grande do Sul. O veleiro foi viabilizado com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) do município. O Seival ficou na cidade durante o final de semana e, além de receber cerca de 200 visitantes que acompanharam pequenas palestras sobre sua história, realizou passeios com 130 adultos e 20 crianças que haviam realizado inscrição prévia com a UPV Lajeado.

Prêmio ANA

Durante o encontro, foi comunicado que a 16ª edição do “Viva o Taquari-Antas Vivo” está concorrendo, pela categoria Organizações Civis, ao Prêmio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) 2023. A distinção visa reconhecer iniciativas que se destacam pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica. Os vencedores da premiação receberão, durante cerimônia em Brasília, troféu e o direito de usar o Selo Prêmio ANA nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica das iniciativas premiadas.

 

Assine a newsletter
whatsapp