Mais de 50 pessoas participaram da VII Jornada Técnica Ambiental, realizada na noite desta quinta-feira (01.09) no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O evento teve como palestrantes empresário Gilberto Soares e o José Antônio Brugnera, diretor do Cambará Eco Hotel e presidente da Associação para o Turismo Sustentável dos Aparados da Serra.
A programação iniciou com a apresentação do Teatro Zip Zap da Unimed VTRP, com a peça “Insetos interiores”. A performance mostrou a destruição da natureza bela e disponível pelo poder do homem. A obra sensibilizou o público para a reavaliação urgente das atitudes caóticas em relação ao planeta.
Gestão sustentável
Proprietário do Cambará Eco Hotel, Brugnera contou o case da empresa que é o primeiro hotel com moldes ecológicos sustentáveis e não fumante localizado em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, nordeste do Rio Grande do Sul.
Inaugurado em novembro de 2009, o Cambará Eco Hotel é um dos poucos hotéis da região. Além de manter trilhas na mata nativa de araucárias, possui tratamento de esgoto anaeróbico, captação de água da chuva por meio de cisternas para uso na lavanderia, aquecimento solar, área de preservação ambiental, separação de lixo seco e orgânico dentro dos apartamentos e áreas sociais, cobertores feitos com fibras de garrafas pet, entre outros.
O palestrante relatou que levou duas noites para escrever o projeto do hotel e desde o início pensou que o empreendimento seria completamente sustentável. “Não tenho nenhuma formação na área da biologia arquitetura ou engenharia. Sou contador, mas vejo o que está acontecendo com o Brasil e mundo. Nós, seres humanos, somos responsáveis por tudo que está acontecendo com o planeta”, afirmou.
Brugnera ainda enfatizou que cuidar do ambiente deve ser uma escolha de todos e que essa atitude deve vir da base, da formação educacional e também familiar. Quanto à ação “Viva o Taquari Vivo”, realizada em Lajeado e cidades vizinhas, o palestrante ficou empolgado e elogiou a iniciativa. Ações semelhantes pretende implantar em Cambará, principalmente no âmbito do saneamento básico.
Realização
O seminário e a jornada são realização da Acil e UPV Lajeado. O apoio é de Agea Marketing e Comunicação, Bebidas Fruki, Corsan, Docile, Encanto FM, Karisma Som, Secretarias da Educação, Meio Ambiente, Cultura e Esporte, Juventude e Lazer de Lajeado, Sorvebom, Transportes Dörr, Transportes Urbanos Scherer, Trupe Tal&Qual, Unimed VRTP e Univates.

