Notícias

Grupo técnico estadual da feira discute normas e melhorias

25/03/2011
Releases

O grupo técnico estadual das agroindústrias familiares, membros da comissão organizadora da 2ª AgroInd – Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar – e entidades do setor agroindustrial debateram questões quanto ao licenciamento sanitário e fiscal, além de realização de eventos técnicos com intuito de modernização das práticas profissionais dos expositores e visitantes da feira. O encontro aconteceu nesta semana na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

Para o diretor administrativo do Parque Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), Eloni José Salvi, uma das preocupações que a organização da feira deve ter é buscar formas de melhorar as ferramentas de produção para as agroindústrias familiares do Vale. “Estamos engajados em melhorias de duas etapas: no produto finalizado e, também, na produção de insumos, de matéria prima”. E finalizou “queremos qualificar da terra ao prato!” Salvi expôs também sua preocupação com o nível de qualidade exigido, hoje, para a produção agroindustrial. Salientou que melhores produtos atingem novos mercados, enquanto produtos que não contemplem este requisito estão fadados a permanecer estáticos ou decair no mercado.

Já o presidente da Agroind 2011, Oreno Ardêmio Heineck, salientou a valorização da informação como ferramenta benéfica ao setor. “Queremos ter organismos disponíveis para esclarecer as agroindústrias. O setor de orgânicos, por exemplo, queremos focar primeiramente na parte técnica e, somente depois de esclarecida esta parte, partir para a parte política e administrativa da produção”. Esse pensamento é compartilhado pelo assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Fetag, Jocimar Rabaioli. “Desmistificar a produção de orgânicos é ainda um grande desafio. Existem muitos paradigmas sobre o assunto que impedem o crescimento do produtor. A feira é uma oportunidade de reverter esta situação,“ complementou.

Ricardo Edson Fritsh, diretor do Departamento de Agroindústria da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), reforçou a tese defendida por Heineck e Rabaiolli, citando que existe uma carência de informação para as agroindústrias desenvolverem-se de forma mais rentável. “Esclarecer a agroindústria quanto à questão burocrática para formalização de sua produção é de fundamental importância para modernizar o setor”, alertou.

Além dos citados, participaram da reunião Hélio Trombini, vice-presidente da Agroind; Joice Timm, da SDR; Ricardo Cimirro, Superintendência Federal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) no RS, Maria Lovani Ely, Regional Sindical do VT; e Nilo Kern Cortez, Emater/Ascar-RS .

A Agroind Familiar 2011, que ocorre de 13 a 17 de julho, no Parque do Imigrante, em Lajeado, é organizada pela Acil e promovida pela prefeitura municipal de Lajeado, Famurs, e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC- VT. São esperadas mais de 50 mil pessoas durante os quatro dias de feira. Nesta edição contará com 260 agroindústrias familiares, sendo 200 oriundas do RS e 60 que virão de outros estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Está prevista vasta programação de eventos técnicos rodada de negócios, espaço de orgânicos e já está confirmada a presença comitivas de produtores rurais e técnicos de cerca de 150 municípios de todo o estado do RS.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Assine a newsletter
whatsapp