“A governança garante perpetuidade às empresas e garante que os sócios consigam estar alinhados com o andamento dos negócios.” A afirmação foi feita pelo presidente da Docile, Ricardo Heineck, ao defender a governança como essencial para empresas que querem crescer. Ele foi o palestrante da reunião-almoço (RA) que a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promoveu nesta quarta-feira (28) no salão de eventos da entidade.
Para cerca de 140 pessoas, Ricardo, acompanhado do pai, Nestor Heineck, e pelo irmão e presidente Conselho de Administração da Docile, Alexandre Heineck, compartilharam a história familiar de 89 anos na fabricação de doces. A marca Docile foi criada há 34 anos e, em 2010, por iniciativa do patriarca, foi criado o Conselho de Administração com foco na gestão, passando por consultorias e trazendo para dentro da empresa visões diferenciadas de negócio.
Processo
Heineck começou sua exposição contando que, durante 33 anos, a gestão da empresa foi feita de forma compartilhada, enfrentando desafios e algumas discordâncias em relação ao modelo de negócios. “Durante esse tempo, sempre houve muito respeito entre os líderes da Docile. Existiam opiniões diferentes, mas, acima de tudo, respeitávamos a opinião um do outro e, ao invés de gerar atritos, fazíamos com que essas diferenças fossem complementares”, colocou.
Há 15 anos, em 2010, a empresa começou a movimentação estratégica de mudança de governança. Segundo o presidente, esse processo teve o objetivo de garantir a perpetuidade da empresa que já mirava crescimento. Em 2011, aconteceu a formalização do primeiro acordo de acionistas. “Esse acordo é fundamental, pois é o momento onde os sócios acertam todos os detalhes para garantir o que será feito se alguma das partes chegar a faltar”, explicou.
Seguindo processo de governança, Heineck comentou que em 2016 aconteceu a nomeação da primeira diretora não familiar na Docile. “Essa foi a primeira contratação de uma profissional que não é da família para ocupar um cargo na direção. Hoje já são cinco diretores não familiares que fazem parte da liderança da empresa”, esclareceu. Segundo o executivo, são questões que devem ser trabalhadas dentro das empresas para garantir o crescimento delas. “É preciso que venham pessoas novas e tragam experiências e novidades que podem ser adotadas”, destacou.
Em março de 2025, Ricardo foi anunciado como presidente, ficando à frente da visão global do negócio e de sua estrutura, enquanto os irmãos Alexandre e Fernando Heineck, sócios-diretores, deixaram o cargo de direção e passaram a ocupar, respectivamente, os cargos de presidente e membro do Conselho de Administração. “Ao assumirem posições estratégicas no Conselho, eles conseguem, com toda sua experiência, me apoiar nas decisões do negócio”, compartilhou.
Crescimento
Os executivos defenderam que a adoção da governança na empresa fomentou o crescimento da organização. “A Docile é uma empresa 100% brasileira. Possuímos duas plantas fabris, uma em Lajeado e a outra em Vitória de Santo Antão – Pernambuco. Recentemente investimos R$ 100 milhões em ampliação fabril e, com isso, passamos a produzir 300.000 kg por dia.”
Como destaques de crescimento, os executivos comentaram que a empresa investe constantemente em comunicação e busca, em todas as suas parcerias, os mesmos valores. “Nós acreditamos na criatividade e na autenticidade dos nossos produtos e profissionais. Sabemos quer, com pensamento global, inovação e muita vontade de fazer diferente, vamos conseguir nos manter como uma das 100 maiores empresas do mundo no segmento de guloseimas”, destacaram.
Heineck encerrou a exposição enfatizando que a governança abriu novas oportunidades para a Docile, proporcionando ainda mais conhecimento sobre o negócio. “É uma espécie de consultoria externa focada em todos os pontos positivos que podem ser aproveitados pela empresa. Estamos confiantes com o que ainda está por vir” encerrou.
Valorização dos negócios
Em sua saudação, o presidente da Acil, Joni Zagonel, enalteceu o crescimento da Docile e falou sobre a contribuição da inovação para o crescimento dos negócios. “As empresas crescem por não fazer o igual. Elas crescem por aquele algo a mais que entregam aos seus consumidores. A Docile é uma empresa familiar que enfrenta os mesmos desafios das outras empresas e ainda os familiares e, mesmo assim, ainda consegue, a cada ano, apresentar o crescimento que vem registrando”, colocou.
Ao final do evento, Zagonel conduziu as perguntas do público aos executivos.
Patrocínio
As RA’s de 2025 da Acil têm o patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), BrasRede Telecomunicações, CBM Materiais Elétricos, Excellence Garçons, Florestal Alimentos, Fruki Bebidas, Grupo Imec, Grupo RBS, Kappel Imóveis, Olicenter, Rhodoss Implementos Rodoviários, Sicredi Integração RS/MG, Tecnosom Sonorização, Unimed VTRP, Vincere Construtora e Wep Compliance.




