Notícias

Ganha corpo mobilização pró duplicação Venâncio/Muçum

07/12/2011
Releases

Crescem a cada dia as adesões à reunião-almoço de mobilização interregional em prol do movimento para a obtenção, do governo do estado, do projeto executivo de duplicação das rodovias RSC 453 – ERS 130 – ERS 129, trajeto Venâncio Aires/Muçum, extensão de 70,3 quilômetros. A reunião acontece nesta sexta-feira (09.12), a partir das 12 horas, no salão de eventos do posto JR – RS 130, São Caetano/Arroio do Meio (à direita, três quilômetros após o trevo de acesso a Arroio do Meio, no sentido Encantado).

Está prevista a presença de representantes políticos, entidades públicas e privadas e população em geral, já com diversas confirmações. O fato demonstra a intensa movimentação de municípios e entidades de Venâncio Aires a Muçum. 

Conforme Joanete Masiero, chefe de gabinete da prefeitura de Encantado, “estamos entusiasmados com os rumos e o crescimento da mobilização, desprovida de qualquer conotação política. É pluripartidária”. Acrescenta ainda que “mobilizamos toda a microrregião do nosso município, sentindo que todos querem fortalecer este movimento, tornando-o irresistível, comparável ao tamanho da obra pela qual estamos nos mobilizando”.

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Ardêmio Heineck, que coordena o movimento, com o apoio de Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e Univates, esclarece que “esta obra integra as bandeiras regionais consensadas pelas entidades do Vale do Taquari, só que com a visão de uma duplicação mais ampla, abrangendo também o Vale do Rio Pardo, focando o trecho a partir de Venâncio Aires, até Muçum, abrangendo as rodovias RSC 453/ERS 130/ERS 129”. Explica ainda que “o que pretendemos do Governo do estado é apenas o projeto executivo. Antes de saber quanto custará a obra, não temos como buscar os recursos necessários”.

Ao final do encontro, será entregue aos dois conselheiros do Vale do Taquari no “Conselhão” estadual, Gilberto Piccinini e Ney Lazzari, pedido dirigido ao secretário executivo daquele colegiado para que o trecho seja incluído nas obras a realizar em eventual negociação relativa a pedágios em 2013.

O por quê da duplicação

O assunto cresceu em importância devido ao expressivo movimento da rodovia, que registra pesado tráfego de caminhões, ônibus e automóveis e outros tipos de veículos. O mesmo deverá aumentar ainda mais com fatores como, por exemplo, a chegada de novas empresas e o crescimento de outras situadas ao longo ou próximas da mesma; o número crescente de alunos da Univates e a migração de pessoas vindas de outras regiões.

Somam-se a estes a crescente atividade econômica ao longo e no entorno, não só do trajeto em questão, mas também das regiões que ele conecta e cujas riquezas e pessoas por ali transitam; e a duplicação da BR-386, entre Estrela/Tabaí, que conecta com o trecho sob comento em Lajeado, que igualmente contribuirá para o aumento do fluxo de veículos.

Outro aspecto importante para a duplicação são as conexões do percurso com o eixo Guaporé/Marau/Casca/Passo Fundo; com o Vale do Rio Pardo, a região central do Estado (Cachoeira do Sul/Santa Maria) e com os municípios adjacentes (Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Roca Sales, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Relvado, Putinga, Doutor. Ricardo, Anta Gorda, Ilópolis, Itapuca e Arvorezinha).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Assine a newsletter
whatsapp