Histórias reais de duas mulheres que atuaram de forma voluntária no Vale do Taquari durante a enchente de maio de 2025 foram pauta da 8ª edição do Mulheres que Inspiram. A programação, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, aconteceu na noite desta quarta-feira (19) no salão de eventos da Acil e contou com a participação de cerca de 60 pessoas.
Mediadas pela comunicadora do Grupo Independente Aline Silva, a diretora da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam) e integrante do Grupo Front, Juliana de Vasconcelos, e a psicóloga que fez parte da Rede de Apoio Psicossocial (RAP), Melissa Couto, falaram sobre a atuação voluntária em 2024.
Juliana faz parte do grupo Front, responsável por entregar residências a pessoas afetadas pelas cheias. Ela comentou que os esforços do grupo foram centrados em oferecer residências dignas para as pessoas que tiveram perdas durante a enchente. “Nosso objetivo, com a força do voluntariado, era mostrar que é possível recomeçar uma história na nossa cidade”, compartilhou. De acordo com Juliana o grupo Front preocupou-se com a evasão do município. “O projeto não atendeu apenas os desabrigados. Ele atendeu toda a comunidade, dando de volta à população dignidade e a força para seguir em frente”, citou.
Melissa destacou a importância do trabalho realizado pela RAP, que presta acolhimento às pessoas de todo o Brasil em casos de desastres. “Com auxílio de parceiros nós construímos uma grande rede que mostrou sua força no Vale do Taquari. Nos colocamos à disposição das autoridades e conseguimos oferecer suporte psicológico para quem estava enfrentando aquela situação”, pontuou.
Como forma de inspirar as pessoas, as palestrantes frisaram a importância do olhar humanizado. “Precisamos ter um olhar afetivo para o próximo, tentar entender o que ele está passando e buscar formas de auxiliar”, citaram. As profissionais enfatizaram que a força para atuação naqueles momentos, veio do medo de pensar que a população ficasse fragilizada pelo trauma da tragédia.
A live do evento segue disponível para os interessados nos perfis do Fabebook da Acil e da Rádio Independente. (confira aqui)
A 8ª edição do Mulheres que Inspiram foi uma realização da Acil, através da Unidade Parceiros Voluntários e Rádio Independente. O evento contou com apoio do Fórum da Mulher Empresária (FME) da Acil, Diana & Sandro Duo, Fruki Bebidas, Sorvebom, Unimed VTRP, Vovó Faz Bolo, Cometa Livraria e Papelaria, Conexões Empreendedoras, Fluxus Consultoria, Karine Kremer – Consultora Mary Kay, Mentoring Consulting, Remancea, e Zahara Terapias, Beleza e Bem-estar.

