Notícias

14º Seminário Viva o Taquari-Antas Vivo encerra com participação de mais de 400 estudantes de Lajeado

16/11/2023
Eventos

Cerca de 430 estudantes de cinco escolas de Lajeado participaram, na manhã desta quinta-feira (16), de uma imersão em conhecimento sobre a importância do cuidado e respeito ao meio ambiente. A 14ª edição do Seminário Ambiental da ação Viva o Taquari-Antas Vivo, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, lotou o auditório do prédio sete da Univates. Os alunos acompanharam a exposição do assessor da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Primeiro-Tenente Dionatan Iran dos Santos, representando a Marinha do Brasil, e da química industrial e representante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, Gabriela Roehrs, e da responsável técnica do Unianálises, Júlia Spellmeier Tischer.

Na abertura do evento, o coordenador da ação Viva o Taquari-Antas Vivo, Gilberto Soares, destacou a relevância dos temas abordados neste ano e reforçou a necessidade do cuidado com o meio ambiente. “Os estudantes são responsáveis por manter a preservação do meio ambiente no futuro. Por esse motivo, é necessário esse trabalho de conscientização. Nós devemos nos preocupar conosco, com os outros e com o ambiente que nos cerca”, comentou.

Marinha

A primeira exposição da programação foi ministrada por Santos e teve como tema a “Amazônia Azul”. O palestrante explicou que o território marítimo pertencente ao Brasil possui grandes riquezas e que uma das funções da Marinha é protegê-lo. “Nós, da Marinha e os brasileiros, só podemos dizer que algo é nosso quando cumprimos dois requisitos: o primeiro deles é conhecer, precisamos ter conhecimento do que nos pertence. O segundo é defender, proteger de danos e resguardar o que é nosso. Esse é o papel da Marinha do Brasil e de nós, brasileiros, manter a soberania do que nos pertence”, frisou.

Segundo Santos, os cuidados com as águas devem ser constantes no país devido o nível de dependência que temos do mar. “Hoje, 45% do pescado que é consumido no Brasil vêm do mar. 97% do transporte que sai ou entra com mercadorias em território brasileiro vêm por via marítima. Outro dado interessante, é que 80% da população brasileira reside a menos de 200km do mar. Por isso é importante mantermos esse recurso preservado para que ele siga gerando vida e riqueza para o nosso país”, encerrou.

Qualidade da água

Em seguida, aconteceu a exposição de Gabriela. Ela apresentou o projeto “Nossos Rios”, que tem por objetivo promover ações que visam à melhoria da qualidade da água dos rios de Lajeado e impulsionar a conscientização da população com os rios e arroios. De acordo com a química industrial, cinco rios e arroios passam pelo município de Lajeado, sendo eles o Taquari, Saraquá, Engenho, Forqueta e Encantado. “Além do estudo sobre a qualidade das águas, nosso projeto realiza outras ações de conscientização, como plantio de árvores e ações de limpeza nos mananciais”, explicou.

A seguir, a responsável técnica do Unianálises falou sobre o trabalho realizado pelo laboratório para estudar a qualidade das águas da região. “Nós realizamos estudos para entender e saber como estão as nossas águas. Um dos projetos foi iniciado no ano passado e segue em 2023. Embora nós tenhamos conseguido uma pequena melhora, ainda seguimos nas duas piores faixas”, citou Júlia.

Segundo ela, a população precisa ter conscientização e colaborar para que rios e arroios não sejam prejudicados pelos descartes que são realizados nas casas. “Hoje, grande parte dessa poluição deve-se também ao esgoto, pois apenas 11% dos resíduos doméstico da nossa região são tratados. Esse número, no entanto, tende a melhorar, pois com o novo marco do saneamento, até 2033 a meta é aumentar essa porcentagem para 90%”, comentou.

No encerramento da programação, os palestrantes e a comissão organizadora da programação agradeceram a presença das escolas e dos estudantes. “Parabenizamos as escolas e os professores que trouxeram os alunos para essa programação. É importante mantermo-nos sensíveis ao tema da educação ambiental”, enfatizaram os coordenadores.

Apoio

A programação do 14º Seminário Ambiental contou com o apoio de Bebidas Fruki, Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Docile Alimentos, Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, Secretaria de Educação de Lajeado, Secretaria de Meio-Ambiente de Estrela, Sorvebom, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Univates e 3ª Coordenadoria Regional de Educação.

Assine a newsletter
whatsapp