Comitiva do Rio Grande do Sul, liderada pelo secretário estadual da Agricultura, Luis Fernando Mainardi, embarca neste sábado (21.01) para o Estado Autônomo da Galícia, Espanha. As lideranças políticas, técnicas, institucionais e empresariais cumprem extensa agenda para conhecer o modelo de qualificação e organização da cadeia do leite que a Galícia implantou a partir de 1990, colocando-a hoje entre as melhores do mundo.
O interesse foi despertado com a elaboração do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovídea (Procetube), lançado em dezembro. O Procetube baseou-se na experiência do Projeto Piloto Nacional da Comarca de Arroio do Meio, que por sua vez foi formatado a partir da importância que o modelo galego dá para a sanidade bovina.
Ao conhecer com mais detalhes o “Projeto Vale dos Lácteos”, construído pelo convênio Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) /Galícia, de outubro de 2007, a equipe da Secretaria Estadual da Agricultura entendeu que poderia estar ali um modelo a ser replicado no estado.
Para o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) e um dos idealizadores do Projeto Piloto de Arroio do Meio, Oreno Ardêmio Heineck, existe a percepção do governo estadual de que na qualificação, organização e desenvolvimento da cadeia do leite gaúcha, com substancial aumento na produtividade, há a oportunidade do RS promover uma política com reflexos em todos setores econômicos, gerando benefícios acessíveis a toda a população. Ao mesmo tempo, a atividade leiteira aparece como um dos melhores mecanismos de reconversão da atividade fumageira e de produção para os assentamentos.
Redução do êxodo
Estima-se que existam no estado entre 100 a 120 mil famílias de produtores familiares que produzem leite. Segundo Heineck, somando-se ao potencial de produção leiteira existente em propriedades rurais com maior extensão, a produção leiteira qualificada e organizada aparece também como um forte mecanismo de melhorias na área rural e de minimização, por conseqüência, do êxodo rural.
Para o representante da cadeia do leite no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, Gilberto Piccinini, “esta atitude do estado comprova que acertamos ao contratar com a Galícia, em 2007, via Codevat, a migração de know how de processos e de produtos para melhorar a cadeia do leite do Vale do Taquari”. Acrescenta ainda, que “toda a nossa gente vai sentir cada vez mais estes benefícios, com reflexos nas gerações futuras”.
Protocolo de Intenções
Ao final da missão, o secretário Mainardi assinará, com a ministra da Conselleria do Medio Rural y Pesca da Galícia, Rosa Quintana, Protocolo de Intenções sinalizando o estudo concreto de parcerias. O foco do estudo abrangerá o produtor rural, as áreas da sanidade bovina, melhoramento genético, manejo, selos de qualidade e de indicações de origem/procedência, centro tecnológico de alimentos, estrutura laboratorial de apoio, funcionamento da propriedade rural e rastreabilidade, entre outros temas de interesse do setor primário gaúcho. Mainardi também será portador de convite do governador Tarso Genro ao presidente da Galícia, para que visite o Rio Grande Sul.
Comitiva
Além dos citados, integram a comitiva, os deputados estaduais, Aloísio Classmann, Ernani Polo – presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Zilá Breitenbach – comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais; assessor parlamentar, Hipólito Brites de Freitas; assessor da Diretoria de Planejamento do BRDE José Miguel Pretto; o diretor da Agropecuária Diamaju e representante da GMG Internacional no RS, Carlos Alberto Freitas; projeto Vale dos Lácteos, Jairo Casagranda; diretor GMG Internacional, Eduardo Grandal; presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag),Elton Weber; presidente da Câmara Setorial do Leite, João Milton Cunha; coordenador da Comissão de Leite da Farsul, Jorge Rodrigues; sub procurador Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público Estadual, Marcelo Lemos Dornelles; diretor de Planejamento e Fomento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Pestana; promotor da Comarca de Arroio do Meio – Ministério Público Estadual, Paulo Estevam Costa Castro Araújo; assessor de comunicação, Renê Silva Oliveira; jornalista Ricardo Teodoro Dreher e o líder da bancada do PSB na Assembléia Legislativa,Tarcísio José Minetto.
Fonte: Assessoria de Imprensa
