Notícias

Entidades promovem encontro para otimização do porto de Estrela

26/09/2012
Releases

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC – VT), Prefeitura Municipal de Estrela e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), com apoio do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), promovem nesta sexta-feira (28.09) reunião de trabalho para buscar a otimização do uso do terminal intermodal rodo-ferro-hidroviário do porto de Estrela – RS. O evento ocorre das 9h às 12h no Estrela Palace Hotel.

O objetivo do encontro é debater sobre as potencialidades de uso do terminal pelos Vales do Taquari e Rio Pardo e Serra gaúcha, além de outras regiões do Estado. Segundo o presidente da CIC-VT, Oreno Ardêmio Heineck, “o porto de Estrela é um aparato logístico importante e esta reunião de trabalho, pelas presenças já confirmadas de pessoas e órgãos que podem nos ajudar, visa organizar um bom debate para buscarmos encaminhamentos factíveis e construtivos”.

Sobre o Porto

Localizado na margem esquerda do rio Taquari, distante, por hidrovia, 142 Km de Porto Alegre e 450 Km do porto de Rio Grande, o terminal de Estrela é um dos mais importantes portos da navegação interior do país, ocupando posição de destaque no rol das unidades componentes do Sistema Portuário Nacional. Abrange as áreas central, nordeste, norte e noroeste do estado.

A infraestrutura para embarque, armazenagem e desembarque instalada no porto permite a recepção de 4.000 toneladas diárias de grãos e conta com a capacidade estática de armazenamento de 90.000 toneladas, oportunizando a expedição de 10.000 toneladas diárias de cargas a granel. O porto conta ainda com um armazém de carga geral de 2.300 m². O cais é de 585 metros de comprimento, com seis berços de atracação e possui dois guindastes sobre esteiras.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Assine a newsletter
whatsapp