Bebidas Fruki representando o segmento indústria, Costaneira como comércio e Luft Contabilidade como serviços foram as empresas homenageadas pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) no jantar festivo dos 90 anos da entidade realizada na noite de sexta-feira (21.10). As três empresas representaram simbolicamente todos os associados da entidade, que tiveram placa com os seus nomes descerrada numa das paredes do salão de eventos que, ampliado e modernizado, foi reinaugurado na noite festiva. Também foram homenageados os ex-presidentes e membros da atual diretoria da entidade.
Em seu discurso, o anfitrião da festa, empresário Valmor Scapini, à frente da 54ª gestão da Acil, relembrou a história de conquistas e o importante papel desempenhado pela entidade na evolução econômica e social de Lajeado e Vale do Taquari. Destacou como “marca registrada da entidade, a capacidade de buscar constantemente parcerias com todas as forças públicas e privadas, com instituições patronais, de trabalhadores e comunitárias, com o nosso Centro Universitário Univates, com educandários, visando sempre o alcance das grandes metas que são o alvo da missão da entidade – representar, fortalecer e defender as organizações associadas e os interesses dos setores produtivos”.
Scapini recebeu placas de homenagem pelo aniversário do governo de Lajeado, entregue pela prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso, e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), entregue pelo vice-presidente regional daquela entidade no Vale do Taquari, Egon Édio Hoerlle.
Ex-presidentes
Scapini homenageou seus antecessores na presidência da entidade, “pela liderança que exerceram e pelo dinamismo de vossas atuações que, certamente, contribuíram decisivamente para a construção de Lajeado e da progressista região em que hoje vivemos”. Dos ex-presidentes convidados, estiveram presentes e receberam homenagem e certificados emoldurados os ex-presidentes Jorge Luiz Faccioni, Donald Sebastião Johann, Edmar Gräbin, Antônio Alair Schabbach, Carlos Alfredo Glufke, Rogério Kappler, Paulo Walmor Hoppe, Ito José Lanius, José Inácio Lenz e Otto Blaas Filho.
O presidente também convidou todos os presentes a fazerem um “momento de silêncio” em homenagem à memória de todas as lideranças, associados e colaboradores da entidade falecidos.
Além dos ex-presidentes, a atual diretoria da Acil foi igualmente homenageada. Os 13 vice-presidentes receberam certificados personalizados, levando igual documento para entregar a seus diretores.
Ampliação e remodelação do salão de eventos
A solenidade também revestiu-se de brilho especial também por ser a primeira, a de reinauguração do salão de eventos, ampliado e totalmente remodelado. O presidente explicou que a obra foi realizada com “parte de reservas financeiras próprias acumuladas ao longo de trabalho de 90 anos de muita austeridade”. “Assim, podemos disponibilizar, a partir de hoje, este belo, funcional e valioso espaço aos nossos associados e à comunidade de Lajeado e região”, destacou.
Para marcar a reinauguração, Scapini, a prefeita de Lajeado, Carmen Regina Pereira Cardoso, e a vice-presidente de Administração da Acil, Dalva da Silva Pohren, descerraram placa alusiva à obra e ao transcurso do nonagésimo aniversário. O novo salão tem espaço para mais de 300 pessoas em formato de auditório e cerca de 220 em leiaute com mesas.
Palestra internacional
Integrou também a programação a palestra do consultor português João Alberto Catalão, que veio à Lajeado por iniciativa da empresa Giovanoni Consultoria, associada e parceira da Acil. Numa rápida palestra, Catalão deixou a todos os presentes mensagem de motivação e reflexão sobre o papel de cada um como construtores de uma nova realidade pessoal e social.
Realizações da Acil
Scapini fez uma breve caminhada pela história para relembrar momentos importantes da trajetória da Acil.
Em 1958, a Acil solicita ao Governo do Estado a inclusão no Plano Rodoviário da rodovia Lajeado – Soledade, ou seja, nascia o pedido da BR 386. A partir de então, foram inúmeras as reuniões e os documentos protocolados que resultaram na assinatura da duplicação do trecho Estrela – Tabaí, em 2010. No mesmo ano, junto com outras entidades das regiões Centro e Nordeste do Rio Grande do Sul, protocolou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) o pedido de continuação da duplicação, agora no trecho Lajeado – Tio Hugo. Ou seja, continua mobilizada por uma nova conquista.
Em 1964, na gestão de Nilo Rota, pela primeira vez tratou-se da implantação do Parque de Exposição, bem como da formação da Associação Pró Ensino Universitário no Alto Taquari (Apeuat).
Em 1964, a Acil estimulou a realização da 1ª Mostra Nacional da Indústria de Laticínios. Em 1966, realiza a primeira Feira Nacional de Laticínios e Exposição Agropecuária (Fenal).
Em 1981, Nelson Eggers, presidente da Acil, formalizou a primeira solicitação da duplicação da BR 386, no trecho Lajeado – Canoas.
No livro “80 Anos da ACIL”, do professor José Alfredo Schierholt, consta como sendo de 1981 a data da primeira menção à construção da segunda e nova ponte sobre o rio Taquari.
Em 23 de junho de 1995, é criada a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), a partir da vice-presidência de Integração Regional da Acil. E a vice-presidência de Integração Regional continua como uma das fortes áreas de atuação de nossa entidade.
Há muitos anos, a luta contra o aumento da carga tributária vem sendo uma das bandeiras da atuação da Acil. Por cinco anos consecutivos, de 1996 a 2010, a entidade reforçou a campanha do Dia da Liberdade de Impostos promovida no Rio Grande do Sul pela Associação da Classe Média (Aclame).
“Tenham a certeza de que sempre que a entidade for mobilizada, diremos presente com a nossa participação, representando à altura a liberdade de produzimos sem vermos nossos negócios dilapidados por uma carga tributária que não nos garante os direitos mínimos de qualquer nação avançada, como segurança, educação e saúde condignas”, ressaltou Scapini.
Ainda como realizações da Acil, mais recentemente, registra-se a vinda do Senac e do Sebrae, a implantação da Central de Resíduos Sólidos através da Fundação Pró Rio Taquari, Junta Comercial, Comitê Regional da Qualidade Vale do Taquari e, neste ano, a instalação do Observatório Social Lajeado, cujo primeiro presidente é o ex-presidente da ACIL Otto Blaas Filho, e a delegacia regional do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Rio Grande do Sul, entre tantas outras realizações.
Fonte: Assessoria de Imprensa





