Com o objetivo de fortalecer a consciência ambiental e evidenciar o papel essencial da água para a vida em sociedade, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado lançaram, na manhã da terça-feira (14), a Escola das Águas VT. A iniciativa, decorrente da ação Viva o Taquari-Antas Vivo, passa a oferecer experiências que integram teoria e prática, ampliando e qualificando o aprendizado de estudantes das redes pública e privada da região.
A atividade de lançamento reuniu crianças de 7 a 10 anos atendidas no contraturno escolar da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan). A partir desta etapa inicial, os estudantes passam a ter encontros quinzenais no Recanto Viva o Taquari-Antas Vivo, no Parque Ney Santos Arruda, para participar de oficinas conduzidas por educadores sociais voluntários. A programação da turma inicial segue até o dia 14 de julho, quando está prevista a cerimônia de formatura.
Na abertura, o presidente da Acil, Eduardo Brancher Gravina, destacou o engajamento dos voluntários que viabilizaram o início das atividades e ressaltou a importância do apoio das empresas e educadores para a consolidação do projeto. “Hoje, os educadores iniciam essa trajetória de forma voluntária, movidos pelo propósito de transformar realidades por meio da educação. Nosso objetivo é que, no futuro, esse trabalho possa ser estruturado e valorizado, sem depender exclusivamente do voluntariado”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal de Lajeado, Valmir Zanatta, enfatizou o papel das ações de educação ambiental na formação de multiplicadores de boas práticas. “As crianças são a base dessa transformação. Elas levam esse conhecimento para casa e ajudam a disseminar a importância do cuidado com o meio ambiente junto às suas famílias”, destacou.
Presente na atividade, o promotor de Justiça Regional Ambiental, Sérgio da Fonseca Diefenbach, reforçou a relevância da iniciativa para a formação de cidadãos mais conscientes em relação ao rio e ao território onde vivem. Segundo ele, diante dos impactos recentes das cheias, é fundamental aprofundar o conhecimento sobre o tema. “Precisamos nos tornar especialistas no nosso rio. Esse processo começa com as crianças, que certamente irão multiplicar esse aprendizado”, frisou.
Oficina
A primeira atividade foi conduzida pela coordenadora pedagógica da Escola das Águas, Ana Cecília Togni. Durante o encontro, ela apresentou a história do Rio Taquari, destacando sua relevância econômica ao longo do tempo, especialmente no passado, quando era uma das principais rotas de circulação de mercadorias.
A coordenadora também abordou o potencial atual do rio para o turismo e o lazer, além de destacar a fauna presente em suas margens e sua importância para o equilíbrio ambiental.
A atividade foi bem recebida pelos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer aspectos pouco explorados do Rio Taquari e refletir sobre a importância de sua preservação, compreendendo seu papel essencial para a região e para as futuras gerações.
Educadores sociais
Profissionais interessados em atuar como educadores sociais voluntários do projeto podem entrar em contato com a UPV Lajeado através do e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br ou WhstsApp (51) 3011-6900 e solicitar mais informações sobre o projeto.






