Notícias

Defesa Civil e Parceiros Voluntários idealizam projeto com foco na melhor idade

06/07/2011
Releases

Formar um grupo de voluntários da melhor idade para atuar em casos de necessidade de mobilização das forças de Defesa Civil. Este foi o tema de encontro realizado no Sesc Lajeado, na última terça, 05.07, entre representantes da Defesa Civil, Rede Parceiros Voluntários (PV) e Clube da Maturidade Ativa do Sesc.
O Clube, composto por mais de 100 sócios, todos com idade acima dos 50 anos, recebeu informações sobre o funcionamento e forma de atuação da Defesa Civil e noções de voluntariado organizado da Rede PV. Esse grupo, mantido pelo Sesc, Lajeado, constitui um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual.

O coordenador da Rede PV, Tadeu Stoduto, explica que o trabalho voluntário se materializa através da participação espontânea do voluntário para a solução das demandas sociais da comunidade. Salienta que este reforço pode fazer muita diferença em ações diárias. “Quando unimos esforços, conseguimos resultados fantásticos”, sintetizou Stoduto.
A união de forças e a ação focalizada foram os aspectos ressaltados pelo chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas da Defesa Civil, major Paulo Roberto Locatelli. “O trabalho conjunto é uma forma de agir em diversas frentes onde nem sempre é possível para a Defesa Civil acompanhar diariamente, como nas residências, por exemplo. A Defesa Civil somos todos nós”.

Construção Coletiva

Durante o encontro, que concentrou cerca de 80 pessoas, o coordenador regional da Defesa Civil para o Vale do Taquari, major Vinicius Renner Galvani, relatou sobre a construção coletiva e a busca de melhoria contínua que embasa a missão da instituição. “A construção de um mundo melhor só ocorre do menor para o maior. Sozinhos, não temos braços nem conhecimento suficientes para atender às necessidades da população. Com esta parceria [entre a Defesa Civil, Parceiros Voluntários e Clube da Maturidade Ativa] ganhamos em experiência, paciência e abrangência.”
O projeto foi bem recebido pela vice-presidente do Clube da Maturidade Ativa do Sesc, Nara Silveira, de 67 anos. “O projeto atende uma necessidade importante que temos. Vemos que é um trabalho coordenado com carinho e isso incentiva a prestar um serviço voluntário para ajudar a sociedade”.
Participaram da apresentação do projeto o vice-presidente de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) Gilberto Soares; a coordenadora da unidade da PV Lajeado, Cinara Girotto, e integrantes do Sesc Lajeado, Defesa Civil e Acil.

Fonte: Assessoria de imprensa

Assine a newsletter
whatsapp