Na tarde desta terça feira (12.03), o coordenador regional da Defesa Civil (DC) tenente coronel Vinicius Renner Galvani reuniu-se com entidades regionais para dar mais informações sobre o Primeiro Simulado Regional da DC. O exercício acontecerá na manhã de dois de junho (domingo) e consistirá na mobilização da comunidade de diferentes municípios para o enfrentamento de situações hipotéticas de desastres ambientais ou acidentes de grande proporção que coloquem em risco a população, bens materiais e naturais.
Renner destacou a importância de haver número expressivo de voluntários envolvidos no simulado em cada município para que, em caso de necessidade, essas pessoas saibam como agir e estejam capacitadas para atuar auxiliando em tragédias. Para isso, os interessados devem cadastrar-se junto às unidades da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado e demais municípios e também nas Coordenadorias Municipais da DC, onde não haja unidades da PV.
A DC convidou 60 municípios, todos sob a jurisdição da Regional 11. Desses, 17 demonstraram interesse em participar do simulado, informa Renner. Mas somente cinco compareceram à reunião que ocorreu no Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, em Lajeado, nesta semana. Estiveram presentes os coordenadores da DC de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Taquari e Teutônia, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Ronaldo Zarpellon; a diretora da CDL Lajeado, Isabel Lenz; o gerente da Acil, Antônio Juarez da Silva; e a coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini.
Inscrições para o simulado
Em Lajeado, as inscrições dos interessados devem ser feitas com Gilmara, na sede da Acil, rua Silva Jardim, 96, Centro – pelo email parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br, ou fone 3011-6900, na parte da manhã. As inscrições nos municípios vizinhos devem ser feitas nos seguintes endereços: Arroio do Meio – rua Visconde do Rio Branco, 535, Centro, fone 3716-1754; Encantado – rua Júlio de Castilhos, 1182, Centro, fone 3751-2255 e Teutônia – avenida Um Sul, 77, fone 3762-1233. Nas demais cidades, os cadastros podem ser formalizados com a DC local
Fonte: Assessoria de Imprensa
