Lajeado – O ano de 2010 está sendo recordista no número de inscrições de organizações de todo o estado habilitando-se a participar do Sistema de Avaliação (SA) do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Cada vez mais as organizações estão à procura da excelência em gestão, sendo o SA uma auditoria gratuita que as organizações tem de seus sistemas de gestão quando recebem a visita dos avaliadores.
O SA 2010 foi divulgado em café da manhã promovido pelo Comitê Regional da Qualidade Vale do Taquari (CRQ-VT) nesta quarta-feira (02.06) no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O evento, coordenado pelo presidente do CRQ-VT, Ervino Scheeren, teve a presença de empresários, diretores, executivos e profissionais das mais diversas áreas de organizações de todo o Vale do Taquari.
Scheeren deu boas vindas a todos os presentes. A seguir, convidou para seu depoimento o presidente da Acil, Valmor Scapini. Este enfatizou a importância da qualidade como modelo de gestão empresarial que busca a excelência em competitividade para as organizações.
O coordenador de avaliação do CRQ-VT, Tiago Giovanoni, explicou aos presentes como funciona o processo de avaliação e seus métodos e como as organizações devem fazer para inscreverem-se e participar do SA. O SA é um dos produtos mais importantes do PGQP, instituição de renome nacional em termos de difusão de tecnologias gerenciais.
Segundo Giovanoni, “o SA fornece às organizações participantes uma metodologia que permite um diagnóstico do sistema gerencial baseado nas melhores práticas de gestão mundiais, expressas pelos critérios de excelência, pelos quais as empresas podem definir ações de melhoria para o seu modelo de gestão”.
Senac
A diretora da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Lajeado, Lianamar da Silveira Rosa, apresentou o case da entidade. Lianamar destacou que o Senac usa a metodologia Balanced Scorecard (BSC) para medir os níveis de satisfação e para o aprimoramento de seus processos. “Cerca de 5% de nossa receita é investida em marketing, enquanto os colaboradores utilizam 5% de sua carga horária para capacitação”, informou. O Senac conta com 40 unidades espalhadas pelo estado e aproximadamente 1300 colaboradores.
Fonte: Assessoria de imprensa ACIL
