Foram assinados mais dois convênios entre municípios a serem diretamente beneficiados com a obra e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) que prevê o repasse de recursos para a elaboração do projeto de duplicação da RST 453 e das ERS 129 e 130, no trecho entre Venâncio Aires e Muçum. Desta vez, foram firmados os acordos com os municípios de Cruzeiro do Sul e de Muçum, representados por seus prefeitos Rudimar Müller e Tarso Bastiani, totalizando três o número de parcerias.
De acordo com a proposta, cada município custeará o valor limite de até R$ 12 mil pelo pagamento do Relatório Técnico de Vistoria Ambiental (RTVA) e Estudo de Viabilidade Tecno-econômica e Ambiental (EVTA). O trabalho está sendo intermediado pela CIC–VT, que providenciará tomada de preços pública para contratar os respectivos estudos com a empresa vencedora. Após assinados, a meta é de que os estudos prévios sejam entregues ao titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) do Rio Grande do Sul em 90 dias, a fim de dar início ao processo de elaboração do projeto executivo da duplicação.
Segundo o prefeito de Cruzeiro do Sul, Rudimar Müller, “mesmo em final de governo, nosso município pensa no desenvolvimento regional e com ele está comprometido. Não podíamos deixar de apoiar esta importante obra”. Ao mesmo tempo, o prefeito Müller vê na duplicação algo essencial na projeção das obras que a atual administração implantou. “Este projeto, quando concluído, será importante para a consolidação do distrito industrial que implantamos junto à RS 130”, acrescenta.
O presidente da CIC-VT, Oreno Ardêmio Heineck, caracteriza a compreensão e colaboração suprapartidária dos poderes Executivo e Legislativo como fundamentais para agilizar o processo. Apenas mostra uma ponta de preocupação ao afirmar que “em todos os municípios lindeiros o apoio financeiro já foi aprovado, à exceção de Lajeado e Mato Leitão. Esperamos que as administrações por assumir dêem a mesma agilidade dos demais para que possamos abrir, ainda em janeiro, o processo licitatório, contratar os estudos prévios e entrega-los ao Estado”.
Entenda o caso
As manifestações inter-regionais pela duplicação das RSC 453, ERS 130, e ERS 129 – trajeto Venâncio Aires/ Muçum – começaram em outubro de 2011. Ao todo, são 70,3 km de extensão.
Em audiência no primeiro semestre deste ano, foi solicitado ao então secretário estadual de Infra–estrutura e Logística, deputado federal Beto Albuquerque, que o Estado inclua o trecho no programa de obras do Governo. O secretário concordou com a reivindicação, pedindo à CIC-VT que conduzisse o processo junto à esfera governamental e oficiando à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) para que os municípios lindeiros viabilizassem a realização dos estudos prévios necessários (RTVA e EVTA), a fim de se ganhar tempo. Após, e com base neles, o Estado se encarregará da elaboração do projeto executivo da obra.
Fonte: Assessoria de Imprensa
