Lajeado – A quarta edição da ação “Viva o Taquari Vivo” registrou expressivo aumento no número de voluntários e embarcações participantes. Além de praticamente dobrar o volume de resíduos recolhidos em relação a ação de 2009, registrou-se também nesse ano maior repercussão dos reflexos da ação, entre os colaboradores das empresas participantes, em algumas escolas e também na comunidade.
As conclusões foram expressas durante a reunião de avaliação da ação realizada na manhã desta quinta-feira (06.05) na Associação Comercial e Industrial Lajeado (Acil). A coordenadora de voluntários da Docile, Keli Hepp, conseguiu o aumento na participação de voluntários, inclusive com a adesão de familiares dos colaboradores da Docile. Comentando esse fato, a representante da secretaria municipal de Educação de Lajeado, Diana Vivian, enfatizou que o processo educacional tem muito maior efetividade quando há a participação das famílias junto às crianças no desenvolvimento, por exemplo, de ações referentes à proteção e cuidado com o meio ambiente.
Frente para o rio
Neste ano, a ação desdobrou-se na semana seguinte com o movimento “Lajeado de frente para o rio”. Com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, mais de 150 estabelecimentos comerciais expuseram em suas vitrines cartazes convidando a população a visitar o rio. Além disto, parte do resíduo coletado foi exposto em frente a prefeitura de Lajeado, gerando comentários preocupados a respeito da conservação do rio dos cidadãos mais conscientizados que por ali passavam.
Satisfeito com os resultados da ação o vice-presidente de Responsabilidade Social da Acil, Gilberto Soares, comentou: “estamos avançando na questão cultural, no sentido de chamar a atenção da comunidade para o rio Taquari”.
Soares e a coordenadora da unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, Cinara Girotto, estiveram palestrando sobre a ação para estudantes. Cinara registrou sua alegria de ver a grande adesão e simpatia das crianças à ação de limpeza do rio.
Um fator que chamou a atenção dos voluntários foi a grande quantidade recolhida de pneus e roupas. Soares acredita que esse volume impressionante de roupas encontradas é fruto da cheia do início do mês de janeiro que afetou e destruiu várias casas nos municípios de Marques de Souza e Travesseiro.
Seminário
A bióloga da Univates, Cátia Gonçalves, responsável pela classificação, tabulação e pesagem dos resíduos, anunciou que o segundo seminário “Viva o Taquari Vivo” já está programado para o dia 02 de setembro, dentro da semana acadêmica do curso de Biologia na Univates. Na edição de 2009, mais de 350 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Lajeado acompanharam a programação do seminário.
Parceiros
A Acil e comissão organizadora agradecem a todos os voluntários e as organizações que disponibilizaram seu tempo para o recolhimento de lixo no rio Taquari na manhã do dia 17 de abril.
.
A ação “Viva o Taquari Vivo” é uma realização da Acil como voluntária pessoa jurídica da UPV Lajeado. A metodologia de separação, classificação, pesagem e tabulação dos resíduos coletados foi realizada pela Univates. Teve o patrocínio de Areia do Vale, Corsan e R3 Produtora de Vídeo, e o apoio dos jornais O Informativo do Vale e A hora e Agea Marketing e Comunicação. Os parceiros que participaram da edição de 2010 foram a Folhito, Areia do Vale, Certel, Sinduscom Vale do Taquari, Senac Lajeado, Sesc, Associação Ecológica de Canoagem (Aeca), Câmara da Indústria e Comércio Vale do Taquari (CIC-VT), Conpasul, Docile, Líder Brindes, Expedição Rio Forqueta, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, Fundação Pró Rio Taquari, Girando Sol, Associação Lajeadense Pró Segurança Pública (Alsepro), Grupo de Escoteiros Tapuia, Grupo Independente, Delegacia de Lajeado da Organização Nacional de Proteção ao Meio Ambiente (Onaproma), Penasul, BR Foods, Corsan, Ereno Dörr, Patrulha Ambiental, Exitus Brindes, Brigada Militar de Estrela e Lajeado, Corpo de Bombeiros de Lajeado e Estrela, Secretarias de Meio Ambiente de Estrela e Lajeado, Colônia de Pescadores Z20, Hospital Bruno Born, Unicshopping, Unimed VTRP, SOS Unimed, Jet Sul, Resolve Condomínios, Agevel Veículos, Florestal Alimentos, Fruki, Clube Náutico Delta, Marina Padel do Vale, Rotaract Lajeado Integração, Grupo Scapini, Sesi, Faros, Bremil, Cia da Pesca, Pesque Bem, rádios Encanto FM, Legal, Light e Sorriso FM, RBS TV dos Vales, Colégio Cenecista João Batista de Mello, Centro Educacional Caminhos, Lions Clube Integração e Lajeado Florestal, Leo Clube, Câmara de Vereadores de Lajeado e arquiteto André Kieling. Também manifestaram apoio integral à mobilização os mantenedores da UPV Lajeado, Unimed VTRP, Free Agência de Turismo, Sicredi, Tabelionato Klein, Lajetel, BR Foods, Figurino G e Areia do Vale.
Fonte: Assessoria de imprensa ACIL
