Notícias

Acil reúne profissionais de RH e secretários municipais para debater ações para diminuir a falta da mão de obra

02/07/2025
Desenvolvimento

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) sediou, na tarde de terça-feira (1º), encontro entre representantes da diretoria da entidade, prefeitura de Lajeado e profissionais de Recursos Humanos (RH) e Desenvolvimento Humano (DH) de empresas da região. O objetivo da reunião foi debater ações para auxiliar as organizações que enfrentam dificuldades para atrair e reter colaboradores para o quadro funcional.

A vice-presidente de Relações com Associados da Acil, Adriana Nunes Machado, coordenou o encontro e falou sobre a pesquisa que foi realizada pela entidade para buscar informações sobre a realidade das empresas associadas. “Entre os dias 06 e 30 de junho, realizamos uma pesquisa com nossos associados para ter informações precisas sobre a realidade dessas organizações. O objetivo, foi reunir esses dados para pensarmos em ações conjuntas para reverter esse quadro”, contextualizou.

O formulário, disponibilizado de forma virtual para empresas da região, contou com a participação de 77 organizações. Do total, 80% declararam ter oportunidades em aberto, com a indústria e comércio concentrando o maior volume de vagas.

Entre os principais desafios relatados na pesquisa e pelos profissionais de RH e DH que acompanharam o encontro, a falta de mão de obra é decorrente de uma série de fatores. Entre eles, destacam-se a falta de qualificação técnica e comportamental, a alta rotatividade e desinteresse das pessoas pelo trabalho formal, o excesso de benefícios sociais que desincentivam o trabalho e a alta incidência de vagas operacionais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Agricultura de Lajeado, Jairo Valandro, e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliana Ahlert Heberle, acompanharam a reunião e comentaram que o município dispõe de ações e programas para incentivar a busca pelo trabalho formal. “O governo municipal está à disposição para auxiliar as empresas e pensar em estratégias que possam fomentar a busca pelo trabalho”, colocaram. Ainda de acordo com os representantes do município, algumas empresas já utilizam a estrutura do município para realizar processos seletivos e buscar informações sobre candidatos.

A Vp Adriana comentou que a Acil está disponível para ser articuladora de ações que contribuam com o desenvolvimento das empresas. “Nosso papel, enquanto entidade empresarial, é fazer essa conexão entre as empresas e o poder público para pensar em estratégias que fortaleçam os negócios e o desenvolvimento da região”, colocou.

A reunião encerrou com o grupo comprometendo-se a seguir em contato para buscar ações que auxiliem as empresas que enfrentam essa dificuldade.

Assine a newsletter
whatsapp