Em reunião realizada nesta quinta-feira (21.10), na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), o presidente da organização Junior Achievement (JA) do Rio Grande do Sul, Renato Turk Faria, foi recepcionado pelo presidente Valmor Scapini e pelos diretores Fernando Lanius e Vanessa Portella Faé da Área Jovem da entidade. Faria expôs um pouco sobre a história da JA, assim como seus campos de atuação, projetos e metas.
Os diretores da Área Jovem relataram ao presidente da JA as atividades das miniempresas que nesta sexta-feira (22.10) têm formatura no Colégio Cenecista João Batista de Mello (Mellinho).
A JA atua com em todo país, tendo iniciado suas atividades no Brasil na cidade de Porto Alegre. A organização, fundada em Springfield, estado do Massachusetts, região leste dos EUA, tem como objetivo desenvolver habilidades administrativas dos jovens estudantes. A JA desenvolve 18 projetos nacionais em parceria com outras organizações. A organização tem como principal missão desenvolver a atitude empreendedora dos jovens, sintetiza Faria.
Formatura
Ocorre na noite desta sexta (22.10), a formatura dos alunos de mais uma edição do programa Miniempresa da JA. A solenidade inicia às 19hs30min no ginásio do Mellinho e contará com a presença das cinco escolas participantes – colégios Evangélico Alberto Torres, Madre Bárbara e Mellinho, de Lajeado; Bom Jesus São Miguel, de Arroio do Meio, e Cenecista Mario Quintana, de Encantado.
A cada edição, os achievers, grupo de 20 a 30 alunos criam e administram uma miniempresa. Os miniempresários têm como desafio fazer a gestão das áreas básicas da administração: recursos humanos, finanças, marketing e produção. Todas as atividades são acompanhadas por profissionais conhecedores de cada área, chamados de advisers, que atuam de forma voluntária. Os advisers atuam como conselheiros para as atividades desenvolvidas, compartilhando as experiências que trazem de seus negócios e profissões, auxiliando assim no desenvolvimento dos alunos.
Fonte: Assessoria de imprensa
