Alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Univates, sob orientação do professor Fábio Kraemer, realizaram uma campanha de incentivo a doação do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Lajeado (FMCA). A campanha, que é desenvolvida pela Univates em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), busca incentivar as empresas a doarem 1% do seu imposto de renda a fim de que esse valor fique no município e seja revertido em verba para apoiar projetos sociais.
Segundo a presidente da Acil, Graciela Ethel Black, o objetivo da campanha é incentivar os contribuintes a destinarem parte do imposto de renda devido para os Fundos previstos em Lei, auxiliando as entidades locais. “Buscamos o fortalecimento financeiro das entidades que auxiliam menores em situação de vulnerabilidade ou carentes. E é por meio da divulgação que muitas empresas ficam sabendo que podem destinar e outras que já conhecem para continuarem contribuindo”, explica.
A campanha tem o conceito “Invista 1% no futuro: Declarar com propósito é gerar oportunidades”. No ano passado, com a destinação do imposto de renda ao FMCA foi arrecadado 1,6 milhão de reais, que posteriormente foi distribuído para as entidades de Lajeado.
O que é o FMCA?
O FMCA é um fundo voltado à promoção de atividades relacionadas exclusivamente a crianças e adolescentes. O valor é arrecadado por fontes governamentais e através de doações de pessoas físicas e jurídicas. O recurso financia projetos que atuam na defesa e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Em Lajeado, 32 projetos e entidades estão aptas a receberem o FMCA.
Como doar?
Para doar parte do Imposto de Renda para causas sociais, é necessário que a empresa seja tributada pelo Lucro Real e faça o recolhimento do Imposto de Renda, sendo que as doações devem ser feitas até o último dia do período fiscal.