O ano que marcou a volta dos eventos presenciais foi muito bem aproveitado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O 18º Congresso da Federasul, realizado de 10 a 12 de novembro, em Gramado, teve a apresentação de dois cases da Acil reconhecidos em âmbito estadual pela entidade. O primeiro congresso pós-pandemia da Federasul teve como slogan “Por Futuros Inovadores”.
A participação da Acil na implantação e consolidação do Pro_Move Lajeado foi selecionado com um dos dois melhores cases de inovação do estado. Já o Conselho da Mulher Empresária da Federasul concedeu ao Fórum da Mulher Empresária (FME) da Acil o prêmio de Núcleo Destaque do RS. O prêmio foi atribuído ao case de sucesso “Café do FME”, apresentado no 1° Congresso da Mulher Empresária durante o evento estadual.
Inovação como propósito
A participação da Acil no Pro_Move Lajeado foi relatada em vídeo especial produzido a pedido da Federasul e apresentado a todos os participantes do congresso pela presidente da entidade, Graciela Ethel Black.
O vídeo sintetizou breve histórico da Acil, fez o relato do case, apresentou os resultados alcançados e a continuidade da atuação da entidade dentro do Pro_Move, que foi reconhecido em âmbito nacional pela CNI, neste ano, como o melhor ecossistema em desenvolvimento de todo o Brasil. O vídeo conta com testemunhos da presidente Graciela, do prefeito Marcelo Caumo, do presidente da Fuvates, Ney Lazzari, e da empresária e ex-presidente Aline Eggers Bagatini, em cuja gestão a Acil participou do momento histórico de implantação do programa.
Graciela relembra que a inovação caracteriza o propósito de atuação da entidade em âmbito local e regional. Explica que a seleção do case pela Federasul como um dos melhores do estado deve-se ao fato de que “o modelo de participação da movimento associativista da Acil na implantação e consolidação do Pro_Move Lajeado pode ser replicado com êxito por todas as entidades co-irmãs empresariais do Estado.” “Certamente, a nossa mobilização também está presente no propósito, no DNA de cada uma de nossas entidades ligadas à Federasul”, enfatiza.
A presidente participou do Congresso acompanhada pela vice-presidente de Desenvolvimento Executivo da entidade, Betina Durayski. Elas receberam homenagem do presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, pela atuação da Acil no campo da inovação. Graciela também recebeu homenagem no momento do destaque às presidentes mulheres de entidades do estado.
Café do FME é sucesso
O case de sucesso do Café do FME foi apresentado pelas integrantes do Fórum da Acil Gabriela Jacinto, Giselda Hanh e Verenice Imich que participaram do 1° Congresso da Mulher Empresária. Elas relataram que o projeto teve a realização de seis encontros em 2022. Neles foram debatidos temas de interesse empresarial, como associativismo, desenvolvimento regional, liderança feminina, marketing e saúde emocional, abordados por mulheres que possuem expertise nas áreas citadas.
Segundo Giselda, uma das coordenadoras do FME, o prêmio foi um reconhecimento da Federasul ao trabalho desenvolvido com muito cuidado pelas mulheres do Fórum da Acil, que impactou mais de 600 mulheres empresárias e empreendedoras ao longo do ano.